Categorias

21 de outubro de 2021

Soluções de mineração inovadoras necessárias para suas operações atuais e futuras

Tendo em vista o foco mundial em tecnologias energéticas avançadas e a ampla gama de minerais necessários para que essas tecnologias se tornem realidade, espera-se que a atividade mineradora dispare nos próximos anos. O Banco Mundial estima que serão necessários 3 bilhões de toneladas de minerais e metais para enfrentar as mudanças climáticas por meio de veículos elétricos e da energia solar, eólica e geotérmica. 

Conforme as economias globais se tornam cada vez mais dependentes de minerais e recursos, as operações de mineração precisam ser capazes de atender ao aumento da demanda, que é muito maior que a produção. As minas do futuro precisarão ser muito ágeis para manter a confiabilidade, sustentabilidade e a segurança. “Indústria 4.0” é um termo que se refere à digitalização da manufatura e contempla sistemas inteligentes e autônomos impulsionados por dados e aprendizagem de máquina. Para a comunidade do setor de mineração, a Indústria 4.0 promete uma maior eficiência, o que inclui o gerenciamento do ciclo de vida de recursos e o aprimoramento dos processos de dados e da segurança para os trabalhadores.

Operações inteligentes e integradas coletam um enorme volume de dados que pode ser usado para programar eventos de manutenção, detectar problemas no desempenho das frotas e até alertar os operadores quanto a anomalias no processo de extração com o uso de sensores específicos e preditivos. Os sistemas inteligentes podem ser utilizados para otimizar cadeias logísticas e de fornecimento, e incorporam veículos e equipamentos autônomos. O melhor de um sistema inteligente é o fato de permitir que uma pequena mudança gere um aumento exponencial na eficiência de todas as operações.

A decisão de digitalizar as operações não acontece de uma só vez. Na verdade, ela se dá por meio de uma série de pequenos passos cuidadosos que, em conjunto, transformam as operações em um processo escalável, mantendo a estabilidade.

Tudo o que se precisa para adotar soluções digitais poderá ser encontrado na Minexpo International — o maior evento presencial deste ano para a comunidade do setor de mineração. Com mais de 1.400 expositores de alto nível, nessa feira se possível encontrar o que precisa para aprimorar operações, desde uma nova solução de software até uma frota autônoma.

Os expositores já começaram a instalar suas operações em Las Vegas para se preparar para o evento que ocorrerá de 13 a 15 de setembro de 2021. Algumas das máquinas são tão grandes que os componentes são enviados meses antes do início do evento para chegarem a tempo do processo de montagem de oito semanas e da passagem cuidadosamente planejada pelas portas de mais de 10 m de altura para chegar ao salão de exposição.

Não é sempre que podemos ver sob o mesmo teto todos os níveis do setor, desde escavadoras gigantes até minúsculos sensores digitais que impulsionam as inovações do futuro. Com um espaço de exposição de mais de 61 mil metros quadrados, a MInexpo é o único evento presencial este ano que oferece a possibilidade de explorar de perto os mais recentes equipamentos e inovações para a mineração. 

A inscrição para a Minexpo inclui um catálogo impresso e online de todos os expositores, o que facilita a organização de reuniões com fornecedores específicos ou a pesquisa sobre expositores antes menos de chegar ao salão. Por ser atualizado em tempo real, o catálogo online é um recurso duradouro que permite ter acesso aos principais fornecedores do setor até um ano depois da Minexpo. Um aplicativo local para dispositivos móveis facilita o envio das últimas notícias e das informações do evento durante os três dias de exibição.  

A National Mining Association (NMA) patrocina este dinâmico evento do setor, e a segurança é sua maior prioridade. A Minexpo tem o compromisso de aderir às melhores práticas de segurança e trabalhará lado a lado com o Las Vegas Convention Center (LVCC) para aplicar as orientações federais, estaduais e locais de saúde pública em vigência durante a exposição. Esses protocolos englobam a limpeza e desinfecção do salão de exposições ao final de cada dia, maior frequência de limpeza em todas as áreas de gerenciamento da exposição, inclusão de estações com higienizador de mãos e capacitação de toda a equipe do evento em relação a práticas e protocolos de higiene pessoal. 

Please follow and like us:

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp