Sistema aprimora produção de cobre da BHP

Tecnologia da Honeywell permitiu um controle maior do processo de fundição de cobre de planta siderúrgica,resultando em ganhos operacionais e redução de custos

Visando a manter a produtividade da sua unidade em San Manuel, no Arizona (Estados Unidos), a BHP Cooper Metals, divisão de cobre da multinacional BHP Billiton, implementou um projeto de automatização do seu processo de fundição. Com a instalação do Control Performance Optimizer, software de gestão da Honeywell, a companhia conseguiu aprimorar, por meio de um controlador PID, o monitoramento dos níveis de metal líquido do cadinho, que são essenciais para a qualidade dos vergalhões de cobre produzidos na fábrica.

Durante o processo produtivo, cátodos de cobre de alta pureza são derretidos no forno do tipo Asarco. O material, na forma líquida, segue, através de um canal de escoamento, para um forno de espera e em seguida é despejado no cadinho. Segundo os engenheiros responsáveis pelo projeto, ao longo dos anos, várias tentativas foram feitas para automatizar o controle do equipamento, mas sem muito sucesso.

Os especialistas afirmam que a qualidade do produto final está atrelada à constância dos níveis de material no cadinho, já que se há pouco material no compartimento ocorre o aparecimento de escória na superfície e o contrário provoca o derramamento de cobre líquido.

Com a tecnologia, a empresa passou a elaborar e testar, em modo off-line, estratégias de controle, que passaram, posteriormente, a serem implantadas sem grandes modificações estruturais no processo. Segundo os técnicos da companhia, a implementação de novas estratégias de controle on-line, sem ensaios anteriores, poderia trazer riscos.

Na plataforma da Honeywell, técnicos podem monitorar os ativos em uma única tela, analisando o desempenho e detectando precocemente possíveis problemas. O programa reduziu os dois desvios de nível do cadinho, assim como melhorou o desempenho do forno de espera, reduzindo o derramamento de cobre e melhorando a qualidade dos vergalhões produzidos.

A unidade BHP em San Manuel produz anualmente cerca de 180 mil t de vergalhões de cobre.

Honeywell e Caterpillarcelebram 60 anos de parceria

Honeywell e Caterpillar celebraram 60 anos da parceria “Let´s Get Started” que resultou no desenvolvimento de um turbocompressor para os motores dos equipamentos da empresa. Os primeiros dispositivos equiparam a linha de tratores de esteira D9, com potência média de 256 cavalos.

Em comemoração aos 60 anos do acordo, Dace Cote, CEO da Honeywell, e Doug Oberhelman, CEO da Caterpillar, tocaram o sino de fechamento da bolsa de New (NYSE) no dia 16 de junho e apresentaram o novo slogan da parceria entres as companhias: “Let´s Keep Going”.

Atualmente, a Honeywell fornece diversos componentes às escavadeiras, tratores e caminhões da Caterpillar. A tecnologia dos turbocompressores da empresa auxilia na eficiência energética e na redução das emissões dos motores.

Fonte: Revista Minérios & Minerales

Deixe uma resposta