A Schneider Electric, líder global em transformação digital e gerenciamento e automação de energia, e a Aveva, líder global em software industrial, unificaram as operações para atender a Vale. A mineradora busca, com a operação, integrar, centralizar e monitorar remotamente as operações em seus complexos de Mariana e Itabira, em Minas Gerais.
Os complexos de Mariana e de Itabira são dois dos principais locais de produção de minério de ferro da companhia. Juntos, são responsáveis por mais de 75% da produção da empresa no Estado.
Embora implementada principalmente para melhorar a dinâmica de operações remotas, a Vale ressalta que a digitalização é extremamente importante para impulsionar a eficiência e a sustentabilidade na mineração. A empresa informou que, com essa parceria, pretende unificar as operações em vários locais e atualizar seu sistema antigo para um capaz de controlar diversas tecnologias que operam em cada instalação.
A Schneider Electric forneceu o EcoStruxure™ Asset Link, combinando AVEVA™ System Platform e Schneider Modicon M580, para fornecer visibilidade e unificar as operações para a Vale. A tecnologia permite que os dados sejam integrados diretamente ao sistema para que os gerentes da companhia tenham insights granulares sem ter que atuar de forma manual e isolada. Ao reunir esses dados, é possível criar um centro de operações mestre e gerenciar tudo remotamente. Isso significa que menos pessoas precisam estar em campo, proporcionando aumento significativo na segurança.
“Estamos constantemente buscando melhorar a segurança, eficiência e sustentabilidade, não apenas agora, mas também para o futuro”, disse Paulo Henrique Fontes Coura, líder sênior de Automação da Vale. “Schneider Electric e Aveva tornaram-se parte integrante dessa jornada. Em vez de simplesmente oferecer o software, elas forneceram um serviço ponta a ponta completo e sob medida, ajudando-nos a otimizar a cada passo. Isso incluiu treinamento, suporte e serviços consultivos durante todo o processo”, acrescentou.