Redução do consumo de água e de energia entra mais forte na pauta das mineradoras

Mineradoras e fabricantes de equipamentos apresentaram projetos de sucesso durante dois dias de evento

Com a maior escassez e aumento nos custos, empresas desenvolvem medidas para reduzir consumo desses insumos, sem comprometer a produtividade

Por Guilherme Arruda

Evento já consolidado na agenda anual do setor de mineração, o VII Workshop Redução de Custos na Mina e na Planta da revista Minérios & Minerales ocorreu nos dias 12 e 13 de maio de 2015, no Hotel Mercure Lourdes, em Belo Horizonte (MG). Durante dois dias, mais de 200 profissionais de mineração prestigiaram a apresentação de 32 casos reais de aplicação de novas tecnologias em diversas minas do Brasil, que obtiveram resultados expressivos em relação à redução de custos, aumento da produtividade e eficiência, além de benefícios ambientais.

O primeiro dia de palestras foi mediado por José Mendo Mizael de Souza, presidente da J. Mendo Consultoria e do Centro de Estudos Avançados em Mineração (Ceamin). “O momento não poderia ser mais interessante. No workshop temos representantes de todo o País, que irão apresentar ganhos de produtividade, refletindo em ganhos de redução de custos. Esses esforços promovem um fortalecimento da nossa mineração brasileira. É muito importante focar na produtividade por motivação, pois a redução de custos é sempre percebida como diminuição de pessoal, diminuição de atividades , quando na realidade não é esse o foco”, ressalta Mendo.

O segundo dia foi coordenado por Arthur Pinto Chaves, livre docente em Tecnologia Mineral e professor titular do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da USP; Rotenio Castelo Chaves Filho, diretor da RZ Serviços e Consultoria, e Joseph Young, diretor editorial da revista Minérios & Minerales.

O VII Workshop Redução de Custos na Mina e na Planta teve patrocínio diamante das empresas Metso e Mobil, prata da EMH, Swiçalment, Haver & Boecker, Rimex e Cemig, e bronze da Weste, LLK, Full Engenharia e Komatsu, e apoio institucional do Sindiextra, Fiemg, Ibram, Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, DNPM, CPRM, Anepac, Abimaq e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais.

Ao término das palestras, Joseph Young destacou os trabalhos apresentados durante o workshop e a participação da plateia, assim como o networking estabelecido e/ou reforçado durante os coffee-breaks e almoços organizados pelo evento. Young frisou a necessidade de a indústria mineral estar ainda mais ligada às questões de redução de custos e destacou os trabalhos de diminuição dos consumos de energia e água diante da situação de escassez e aumento dos preços desses insumos. Sobre isso, o diretor previu que novos projetos deverão ser implementados a curto e médio prazo e deverão estar presentes na próxima edição do workshop, em 2016.

A revista Minérios & Minerales agradece todos os palestrantes, mediadores, patrocinadores, apoiadores e inscritos no evento e espera encontrá-los novamente no VIII Workshop Redução de Custos na Mina e na Planta, em maio de 2016. Sugestões de temas podem ser enviadas para o e-mail: workshop@revistaminerios2.hospedagemdesites.ws.

Confira nas próximas páginas um resumo de parte das palestras apresentadas. As demais palestras farão parte da próxima edição da Minérios & Minerales.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *