Programa Mina Segura: O sucesso da gestão alinhada às boas práticas

Localizada no município de Itatiaiuçu, a Mina de Serra Azul possui uma área licenciada de 620 ha em localização estratégica, para atender usinas siderúrgicas do grupo ArcelorMittal e do mercado, no Brasil e no exterior. Possui 325 empregados e seus principais serviços e produtos é o minério de ferro granulado e concentrado com capacidade total de 3,6 milhões de t.

São exemplos de algumas práticas na área de gestão de pessoas: atração e recrutamento de profissionais/estudantes; gestão de destes materiais bem como os desafios enfrentados e soluções propostas para retomada da produção, no que diz respeito à operação da usina de beneficiamento.

Há um grande número de antigas barragens de rejeito de minério de ferro localizadas no Quadrilátero Ferrífero, e que, em geral, possuem um alto teor de ferro. Este trabalho demonstrou uma rota industrial de processo para aproveitamento destes rejeitos, bem como os desafios enfrentados durante a retomada da planta, no que diz respeito à operação da usina de beneficiamento.

Além dos resultados positivos obtidos em termos de produção e qualidade de produto, a recuperação dos estoques de rejeito aumentou a vida útil do empreendimento, além do desenvolvimento sustentável que esse tipo de operação apresenta.

As ações de responsabilidade empresarial englobam as áreas como cidadania, cultura, saúde, qualidade de vida, infraestrutura urbana, educação e compromisso de desenvolvimento sustentável.

É com a saúde, a prevenção de acidentes e o bem-estar dos profissionais que a área de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO) se preocupa. E além de beneficiar os empregados, as atividades executadas pela equipe da área também protegem clientes, fornecedores e público, ou seja, todas aquelas pessoas que podem ser impactadas pelo que acontece na empresa.Com uma estrutura bem definida, que pauta sua atuação, a gestão ocupacional estratégica baseia-se em um conjunto de regras, ferramentas e procedimentos com o propósito de eliminar, neutralizar ou reduzir lesões e danos decorrentes das atividades laborais, com resultados excelentes.

Entre os principais resultados conquistados pela mineradora nos diversos programas que desenvolve está a redução de 87,17% nos números de ocorrências de incidentes na Mina de Serra Azul no período de 2014 a 2018.

Autores: Sebastião Costa Filho – diretor-presidente, Juliano Dalla
Rosa – gerente de saúde e segurança do trabalho, Christiano Ferreira
– engenheiro de segurança do trabalho, Leonardo Reis – técnico
em segurança do trabalho, Maurício Junior de Oliveira – supervisor
de manutenção elétrica, Gabriel Couto de Abreu – técnico de manutenção
elétrica, Juliana Cecília Vieira – supervisora de laboratório, e
Anderson Fernandes – supervisor de manutenção industrial.
O trabalho completo está disponível no site
www.revistaminerios.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *