Píer IV Norte realiza primeiro teste com carga

Os testes de comissionamento no projeto S11D Offshore na Ponta da Madeira (MA). Já foi realizado o terceiro teste no Píer IV Norte, desta vez com carga. Para essa etapa, o minério foi enviado pela recuperadora RP 06 do novo pátio de estocagem, que integra o projeto S11D Onshore – de ampliação da estrutura portuária “em terra”. Agora, o terminal portuário S11D está a um passo de poder carregar dois Valemax com minério de ferro simultaneamente.

O primeiro teste, realizado no final de agosto, foi para avaliar o sistema de atracação de navio. O segundo, no início de setembro, para aferir se o sistema de amarração de navios está de acordo com o projetado. Já esse terceiro teste serviu para avaliar todo o sistema de carregamento de navios, partindo dos pátios de minério, passando pelos transportadores, até chegar aos carregadores de navio.

Segundo o líder dos Projetos S11D Porto, Jorge Candreva, esse teste funcional garantiu operar toda a rota do minério no porto, desde os pátios de estocagem, a recuperação do minério, o transporte do sistema de transferência para embarque, a sexta linha de embarque e o carregador de navio. “Os testes oficiais com carga serão realizados em outubro, com o carregamento de três navios de classe VLOC, utilizando os dois carregadores de navios (CN-3 e CN-4)”, comentou.

Deixe uma resposta