A Komatsu anunciou que assinou um acordo definitivo para aquisição de 100% da Joy Global. A aquisição deverá ser concluída em meados de 2017 e depende da aprovação dos acionistas da Joy Global e de órgãos reguladores. A Komatsu iniciou em abril um plano de gestão para os próximos três anos (2016-2018), com foco no crescimento no período que antecede seu aniversário de 100 anos, que ocorrerá em 2021. A aquisição está em linha com a estratégia de crescimento e fortalecimento de seu core business, os equipamentos de mineração.
A Joy Global foi fundada em 1884 e por meio de suas marcas principais – P & H, Joy e Montabert, fabrica equipamentos e peças originais para aplicações de mineração subterrânea e de superfície, bem como sistemas de manuseio de materiais e componentes para uma variedade de aplicações, produtos que complementam as linhas da Komatsu.
A Komatsu está envolvida no negócio de equipamentos de mineração desde a sua fundação, em 1921. Na década de 1990 a companhia expandiu seus negócios, mas manteve-se atuando apenas com equipamentos de mineração de superfície. Com a aquisição da Joy, passará a oferecer equipamentos também para minas subterrâneas.
Embora a demanda por equipamentos de mineração tenha diminuído drasticamente, refletindo o desaquecimento da economia dos países emergentes e os baixos preços das commodities, a Komatsu acredita que, a longo prazo, a atividade voltará a crescer, impulsionada pelo crescimento populacional e urbanização rápida em todo o mundo.
Fonte: Redação MM