Investimentos em tecnologia, processos e pesquisas colocam Brasil na dianteira do mercado de granitos

País já é o terceiro maior exportador de granito do mundo, sendo o estado do Espírito Santo responsável pela metade da produção de rochas ornamentais e por mais de 70% das exportações. Mas o setor quer mais: com investimentos em tecnologia de ponta, pesquisas e processos, produtores buscam ampliar mercados e conquistar maior fatia das importações mundiais norte-americanas, hoje em 30%.

O Brasil tem capacidade instalada para produção anual de 93 milhões de metros quadrados equivalentes de chapas serradas em teares. No ano de 2014 foram aqui produzidos cerca de 80 milhões de metros quadrados dessas chapas, dos quais 58,5 milhões de metros quadrados destinados ao atendimento do mercado interno e 21,5 milhões de metros quadrados ao mercado externo.

Dados da Associação Brasileira de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS) mostram que as exportações brasileiras de rochas ornamentais totalizaram US$ 1,22 bilhão e 2,55 milhões de toneladas no ano passado, sendo que 30% de toda a importação dos Estados Unidos vem do Brasil. A expansão e fortalecimento do Brasil nos mercados interno e externo deve-se a maciça incorporação de máquinas e equipamentos, tanto de fabricação nacional quanto importados. O Brasil é o principal comprador de tecnologia italiana, de onde vêm os teares multifio diamantados.

A maior parte desta oferta está disponível na Vitória Stone Fair | Marmomacc Latin América 2016 – Feira Internacional do Mármore e Granito, que realiza sua próxima edição de 16 a 19 de fevereiro. Maior evento do setor no país e o quarto no mundo, a feira reúne grandes produtores de rochas ornamentais e expõe uma variedade que vai dos mármores aos granitos superexóticos e pedras translúcidas. A Vitória Stone Fair apresenta a produção não só brasileira, mas também mundial: na edição 2015, 28% dos expositores vieram de países como Itália, Turquia, Portugal, China, Índia, Omã e outros.

Para a próxima edição do evento, em 2016, além das ações já realizadas nos países predominantemente importadores, como Estados Unidos e Canadá, está sendo feito um trabalho junto a empresas da América Latina e Central. O objetivo é ampliar significativamente as comitivas de compradores e exportadores do exterior. O evento atrai mais de 24 mil compradores, entre internacionais e nacionais, como importadores e exportadores de pedras, construtoras, arquitetos, designers, empresas dedicadas à extração, beneficiamento e comercialização de rochas ornamentais; fornecedores de abrasivos, insumos e máquinas.

VITORIA STONE FAIR | MARMOMACC LATIN AMERICA 2016
41ª Feira Internacional do Mármore e Granito.

Data: de 16 a 19 de fevereiro de 2016.
Horário: 13h às 20h (acesso até as 19h).
Local: Carapina Centro de Eventos – Vitória, Espírito Santo.

Empresa realizadora: MILANEZ & MILANEZE S/A
Telefone: 55 (27) 3434-0600 / (27) 3434-0604
E-mail: info@vitoriastonefair.com.br
www.milanezmilaneze.com.br / www.vitoriastonefair.com.br

Fonte: Redação MM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *