Prêmio de Inovação elege como finalistas melhorias concebidas pela indústria de equipamentos e componentes
Joseph Young – Munique (Alemanha)
Nesta premiação, tamanho não é documento. Gigantes globais competem com indústrias locais e empresas de engenharia com quadros modestos. Foi a receita adotada pelos organizadores da exposição Bauma 2016, que se realiza em Munique, Alemanha, em abril próximo, para valorizar as inovações técnicas mais criativas independente do porte das participantes.
Conheça a seguir os principais produtos apresentados no evento.
A Liebherr, como a maior marca global alemã em equipamentos de construção e mineração, vai alinhar na feira uma série de desenvolvimentos à altura da sua tradição tecnológica. Uma inovação inclusive eleita como um dos finalistas do prêmio propõe substituir o velho e conhecido cabo de aço por cordoalhas de material sintético, que pesa bem menos e “alerta” o proprietário do guindaste quando chega o momento da troca — tirando o fator humano dessa decisão que pode afetar a segurança de toda a operação de rigging. O cabo sintético foi desenvolvido pela Liebherr e a empresa austríaca Teufelberger.
A nova série XPower de carregadeiras equipadas com trem de força de potência dividida como standard já alcançou 70 mil horas de testes operacionais, e terá seu lançamento europeu realizado na Bauma em abril próximo, seguido por países onde as normas de emissão Estágio IV/Tier 4f se aplicam. São seis modelos pesando de 17,7 a 32,6 tm, caçamba de 3,2 a 6 m³, e motor de 191 a 354 HP.
A fábrica alemã vai apresentar em Munique o primeiro trator de esteiras do mercado, na classe de 70 t, com tração hidrostática variável de forma infinita. Batizado de PR776, seu motor de 759 HP se sobressai pelo baixo consumo. A R9200 é a novidade em escavadeira de mineração na classe de 200 tc, destinada ao carregamento de caminhões de 100 t e 140 t, em versão backhoe ou shovel.
Bauma verá ainda lançamentos da Liebherr em guindastes móveis e sobre esteiras: o modelo LTM 1250-5.1 que já se encontrada à venda como o guindaste móvel de maior capacidade sobre cinco eixos — 250 t, alcance de 108 m, rádio de 96; o protótipo de um guindaste de oito eixos com lança telescópica muito longa; LR-1500, cujo protótipo realiza um programa de testes com sucesso, destacando sua capacidade de 500 tc mesmo utilizando componentes de dimensões típicas de um guindaste de 400t.
[themoneytizer id=24055-16]
Tecnologia
A participação da Caterpillar na Bauma 2016 gira em torno do tema Tecnologia para Elevar Produtividade e Eficiência. A empresa sediada em Peoria, Estados Unidos, conduz um programa recente que visa a reduzir em US$ 1 bilhão seus custos operacionais, mas isso não parece afetar os projetos de desenvolvimento na sua gama de equipamentos de construção e mineração, tido como a mais extensa da indústria.
O foco central da apresentação na Bauma com mais de 60 máquinas e implementos está na Tecnologia de Conexão, que permite interligar equipamentos da frota, independente de marca, para melhorar a produtividade nas tarefas executadas.
O módulo LINK captura dados de desempenho e saúde das máquinas, disponibilizando-os na web, facilitando tomadas de decisão para evitar falhas não programadas; os módulos GRADE e COMPACT, que dão suporte às operadores para movimentar mais material em menos passadas; e PAYLOAD, sistema embarcado em caminhões e equipamentos de carga que reduz tempos de ciclo e custo por tonelada movida.
A nova escavadeira Cat 323F oferece como sistema standard o GRADE with Assist, que automatiza os movimentos da lança e da caçamba, com menos intervenção do operador e dando mais qualidade e velocidade ao trabalho executado; os modelos 336F LE XE e 352FnL XE possuem sistema hidráulico inteligente que prioriza economia de combustível, além dos sistemas Grade e Payload; o trator D6N com Grade integrado a Slope Assist dá alta produção do primeiro corte ao acabamento.
Na mineração, desponta a escavadeira hidráulica 6015B que sustenta novos parâmetros de velocidade e potência, visando otimizar o carregamento dos caminhões 773, 775 e 777 em 4, 5 e 7 passadas; os motores industriais apresentados na Bauma atendem às normas EU estagio IV/US EPA Tier 4 para múltiplas aplicações.
A Hyundai vai exibir quatro novas escavadeiras — HX145 LCR sobre esteiras, para construção; HX235 LCR, sobre esteiras, para operação florestal; HW140, sobre rodas, para construção; e HW210 sobre rodas, para manuseio de entulhos e reciclagem. Algumas características avançadas: cabine nova, motor Tier IV Cummins, quatro câmeras de 360° que eliminam pontos cegos para o operador e exclusivo detector de movimentos no entorno da máquina.
A fábrica coreana também vai apresentar quatro novas carregadeiras. A HL940 TM, para construção e trabalho com implementos, tem motor Scania, cabine reforçada, caçamba que não derrama, e sistema de gestão standard que detecta paradas prolongadas e reduz a RPM do motor.
Estarão também na Bauma os modelos HL955 TM, para implementos variados, inclusive florestal; HL950, para construção; e HL980, para pedreiras e mineração, cujas especificações técnicas serão reveladas em abril próximo em Munique.
A Volvo CE comemora 50 anos ao lançar o primeiro caminhão articulado no mercado e vai celebrar o fato com o novo modelo A60H, de 55 t, a maior capacidade até agora disponível na categoria, cujas características serão divulgadas somente na feira — dando continuidade à tradição da marca nessa linha de equipamento, reconhecida por ter uma cabine de operador das mais confortáveis.
Facilidades de manutenção também caracterizam esses caminhões, como a grelha frontal que gira para abrir e o capo do motor que levanta a 90° para livre acesso. Sua linha será ampliada escavadeiras compactas EW60E, EW150E de traseira curta, e ECR35D; e carregadeiras compactas L45H e L50H.
Compactas
AA JCB eleva o conhecido padrão da retro compacta 2CX a um novo nível operacional — com o novo 3CX Compact. Medindo 1,9 m de largura por 2,74 m de altura, a 3CX é na pratica 25% mais compacta em termos físicos, mas possui a mesma potência.
Na faixa intermediaria de carregadeiras, a JCB está replicando as características avançadas do modelo 457 para as unidades 427 e 437, além de 411 e 417 de menor capacidade. Essa tecnologia inclui um motor dentro da norma Tier 4 Final/Estágio IV, sem precisar de filtro de particulado, a cabine CommandPlus e seu sistema de controle inovador, que permite ao operador ajustar os fluxos hidráulicos auxiliares através do seu monitor, e comandar a reversão do ventilador para efeito de limpeza.
A Atlas Copco introduz na Bauma o serviço RigScan, já disponível no mercado dos Estados Unidos, que faz o diagnóstico do estado operacional de uma perfuratriz, sem precisar desmontar ou remover componentes. Diversas ferramentas high tech são utilizadas, inclusive imagens térmicas feitas por um aparelho manual, na avaliação de cerca de 500 parâmetros como vazamentos de fluidos, bloqueios etc.
Essa revisão dá suporte à identificação de falhas potenciais que operadores ou mecânicos podem sentir de forma intuitiva.
A LiuGong chinesa prossegue a sua trajetória de globalização, com mais ênfase nas escavadeiras, ao lançar sete novos modelos de 15 a 50 t, a serem exibidos na Bauma em abril próximo; quatro modelos de bulldozers Dressta produzidos na sua fábrica europeia, inclusive um equipado com transmissão hidrostática, mais um assentador de tubos.
Após estabelecer sua sede europeia na Holanda, em 2012, incluindo um centro de peças, a empresa ingressou com sucesso no mercado britânico e, em outubro de 2015, assinou com o distribuidor Drimat na França.
As escavadeira da série E — 915EIV, 925EIV, 933EIV e 939EIV — incorporam motor Cummins turboalimentado, de baixa rotação e alto torque, que atende as normas europeias de emissão. O sistema IPC de controle inteligente de potência integra os sistemas mecânico, elétrico e hidráulico, incluindo o motor, e otimiza o consumo de diesel, com redução automática de velocidade quando em neutro.
Seis modos de operação, inclusive Fine (acabamento), Lifting (içamento), Breaker (rompedor) e Attachment (outros implementos) adequam a potencia ao trabalho escolhido.
Komatsu apresenta escavadeira
A Komatsu Mining desenvolveu a nova PC7000, de 677 t, uma escavadeira hidráulica mais segura e eficiente, alimentada por dois motores de 1.250 kW diesel e disponível também com um sistema de acionamento elétrico. Com 36 m³ de capacidade de caçamba, é projetada para uso em uma variedade de condições. A PC7000 é adaptada para uso com os caminhões de 240 a 290 t, modelos 830E e 860. Os operadores irão notar um sistema de controle melhorado da máquina, porque o fabricante otimizou tanto o desenho pá como o sistema hidráulico.