Categorias

21 de outubro de 2021

Minexpo 2021 mostra interesse crescente por equipamento elétrico

Na Minexpo 2021, que foi realizado de 13 a 15 de setembro, ficou visível que cresce o interesse da indústria da mineração rumo à eletrificação dos equipamentos. Nesse campo, a Liebherr tem trabalhado com a ABB. Um dos projetos em desenvolvimento é o de soluções de infraestrutura elétrica, com uso de trolley para alimentar caminhões diesel-elétricos rampa acima da cava, o que reduziria as emissões de carbono.

A Liebherr tem também parceria com a Hexagon para desenvolver a automação para frota de equipamentos. O sistema de gerenciamento de frota autônoma e os movimentos de tráfego nas minas de equipamentos não tripulados ainda tem espaço para ser otimizado.

Já a Caterpillar, durante a Minexpo, mostrou um buldôzer de acionamento elétrico. O novo buldôzer Cat D11 XE, segundo a marca americana, será o mais eficiente da indústria. A nova carregadeira subterrânea Cat R1700 XE LHD por sua vez tem propulsão 100% elétrica por bateria, que gera significativamente menos calor e ruído. Ele opera com carga útil de 16,5 toneladas e velocidade máxima de 11,2 mph.

Durante o evento, a Caterpillar confirmou a revista International Mining (IM) que a empresa mantém programa de pesquisa e desenvolvimento de escavadeira hidráulica de grande porte que inclui teleoperação e autônoma, com protótipos já rodando há algum tempo no campo de testes de Tinaja Hills, no Arizona.

Foi divulgado ainda que  a Rio Tinto e a Caterpillar assinaram memorando de entendimento para o desenvolvimento de caminhões de transporte autônomos de emissão zero para uso numa mina na Austrália Ocidental. A colaboração envolve o desenvolvimento do futuro caminhão de transporte autônomo 793, de 220 toneladas e emissões zero.

Prevê-se que a primeira frota de aproximadamente 35 caminhões 793 será em Gudai-Darri, que é mina de ferro tecnicamente mais avançada da Rio Tinto, em Pilbara, na Austrália Ocidental.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp