Cetem participa do ENTMME

O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI) apresenta na 26ª Edição do Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa (ENTMME) 43 estudos tecnológicos nas mais variadas áreas da mineração. Caracterização e tratamento da lama do beneficiamento de rochas ornamentais (LBRO); Uma alternativa para extração de lítio de pegmatitos; Biolixiviação de minério com baixo teor de urânio (fonte não convencional); Potencial de aproveitamento de fontes secundárias para terras-raras e Estudo de síntese e caracterização das fases zeolíticas sodalita e cancrinita a partir de caulim termicamente ativado são alguns dos exemplos dos temas que os pesquisadores, tecnologistas e bolsistas do Centro mostrarão no evento, que será realizado entre os dias 18 e 22 de outubro, em Poços de Caldas, Minas Gerais.

Na abertura do ENTMME, Fernando Lins, diretor do Cetem, anunciará o Prêmio Cetem de Tecnologia Mineral de reconhecimento ao melhor trabalho apresentado na edição anterior do evento, que aconteceu em Goiânia, em 2013. A unidade de pesquisa terá um estande, onde serão distribuídas publicações e prestados esclarecimentos sobre as suas atividades.

O ENTMME é o único evento dedicado exclusivamente à Tecnologia Mineral no Brasil. Trata-se de um grande fórum de debates que reúne, desde 1973, a cada dois anos, os representantes da comunidade minerometalúrgica, com o objetivo de aprimorar e qualificar suas atividades, buscando proporcionar maior divulgação da atividade do setor. Pretende, ainda, proporcionar a ampliação da rede de contatos e o fortalecimento profissional.

A organização do XXVI ENTMME é composta por uma comissão de professores da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), campus de Poços de Caldas. A previsão da organização é de que 600 pessoas participem do evento, entre pesquisadores, profissionais, gestores, professores e estudantes das instituições de ensino e pesquisa dos setores mineral, metalúrgico, ambiental e de recursos hídricos. O evento também é voltado a empresas de serviços, consultoria e demais profissionais das áreas de mineração, metalurgia e meio ambiente.

Fonte: Redação MM

Deixe uma resposta