CDE aprimora processo da Usina de Barreiro

A CDE Mining forneceu o sistema AggMax 151 à Vallourec que possibilitará um aumento da capacidade de processamento de minérios de baixa granulometria da Usina de Barreiro, localizada em Belo Horizonte (MG). O sistema conta com peneira dimensionável integrada a um único chassis, sendo integrado à unidade de processamento.

De acordo com as empresas, a introdução da tecnologia na usina irá eliminar a contaminação da argila dentro do minério de ferro granulado e a liberação de partículas de alumina no processo. O novo sistema também reduz o material friável, o que significa que uma proporção menor de partículas finas será encontrada do minério de ferro processado, antes de seu fornecimento para o alto-forno.

Sistema AggMax 151 visa eliminar a contaminação de argila dentro do minério de ferro granulado

“Com a capacidade de solucionar a contaminação da argila, remover a alumina e reduzir a proporção de materiais finos no produto final, aumentaremos nossa presença no mercado, com a eficiência dos fornos”, afirma Reinaldo Brandão, Superintendente Técnico da Vallourec Mineração.

Antes do fornecimento do minério de ferro para o alto-forno, os equipamentos do local não conseguiam liberar ou separar as partículas finas, altamente aderentes à argila, do minério granulado, nos ROMs mais difíceis. Esse fato fez com que o minério granulado final fosse enviado para o processo de fundição com retenção de maiores níveis de contaminação. O efeito indireto sobre o processo de fundição foi a necessidade de aumentar exponencialmente os fluxos e o carvão na remoção dessa contaminação, com o intuito de obter o aço de alta qualidade produzido pela usina.

“Nossa tecnologia de limpeza foi testada e experimentada em várias aplicações de minério de ferro semelhantes em todo o mundo, tendo comprovado que lidaria efetivamente com os problemas que a mineradora enfrentava. Essa experiência permitiu que demonstrássemos para a equipe da Vallourec que as melhorias resultantes da eficiência do forno garantirão um rápido retorno sobre o investimento”, ressalta Stefan Hunger, da CDE Mining.

Fonte: Revista Minérios & Minerales

Deixe uma resposta