Análise e ações de manutenção aumentam a produtividade da planta

Análise e ações de manutenção aumentam a produtividade da planta

Com recordes de produção e custos no ano de 2024, registrando 197 mil onças de ouro, a mina de Jacobina-BA, que faz parte da empresa Pan American Silver, alcançou os resultados após implementação de projetos de excelência operacional do programa Full Asset Potential, que visa alcançar a capacidade máxima dos ativos instalados. No mesmo ano, foram desenvolvidos 43 projetos de melhoria contínua, com savings em torno de $ 8 milhões de dólares nas categorias de ESG, Overhead e Operações.

Para alcançar esse aumento da produtividade e a consolidação de práticas padronizadas, a equipe da Jacobina desenvolveu um projeto que buscasse assegurar que o aumento da taxa horária de produção ocorresse de forma alinhada à consistência do circuito, promovendo assim ganhos integrados em desempenho e qualidade operacional.

CONSTATAÇÃO DOS PROBLEMAS E DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

A primeira etapa consistiu em uma análise detalhada do fluxo operacional, com foco em mapear os pontos que limitavam o desempenho da planta e comprometiam a estabilidade do circuito. Durante essa fase, foi realizado um estudo aprofundado do modus operandi, que permitiu identificar ineficiências, desvios operacionais e pontos críticos que impactavam diretamente a taxa horária de produção. Essa análise envolveu a coleta de dados em campo, entrevistas com operadores e supervisores, além da revisão de históricos de produção e manutenção. Com base nos diagnósticos obtidos, foram implementadas ações corretivas e melhorias estruturais. Entre as principais iniciativas, destacam-se:

– Padronização de procedimentos operacionais, com foco na redução de variabilidade entre turnos e maior previsibilidade dos resultados;

– Otimização dos fluxos de trabalho, visando eliminar etapas redundantes e reduzir tempos de espera;

– Ajustes nos tempos de ciclo, com reprogramação de atividades críticas para melhor aproveitamento da capacidade instalada;

– Melhorias na manutenção preventiva e corretiva, com foco na redução de paradas não programadas e aumento da disponibilidade dos equipamentos.

Com essas ações em andamento, foi iniciado a análise do histórico do indicador, identificando que a média de 359,09 t/h foi calculada considerando o período de junho a dezembro de 2023. Esta base de dados levou em consideração a média semanal do período em questão. Assim, os dados analisados de p-value > 0,05 então foi considerado normal. O desvio padrão é uma medida de dispersão que indica o quanto os dados estão afastados da média. Semanalmente, constatou- se a expectativa de variar em média 6,91 t/h. Com isso, a meta da Jacobina então não era apenas atingir uma média mais alta, mas também reduzir a variabilidade, o que implicava em uma produção mais consistente e previsível.

A meta do projeto foi estabelecida com base na análise da produtividade dos últimos 7 meses de 2023, utilizando o valor do terceiro quartil, que é de 363,95t/h. Analisando a capacidade da companhia por processo, foram identificadas as primeiras variáveis a levar em consideração.

A utilização das britagens primária e secundária, juntamente com a produtividade da moagem, foi identificado maior oportunidade. A análise em conjunto das três operações é fundamental, pois uma

operação otimizada na britagem garante a qualidade e a granulometria adequada para a moagem, resultando em um aumento significativo na produtividade geral.

Concluiu-se que, a britagem secundária operando por mais tempo ao longo do tempo é bom para moagem, pois evita o efeito de estratificação nos silos, que é uma das principais razões que reduz

taxa horária nos moinhos. Se não houver alimentação contínua nos silos, o fluxo que alimenta os moinhos se torna irregular, passando a ter material mais grosseiro e consequentemente, necessidade de reduzir taxa nos moinhos.

AÇÕES E BENEFÍCIOS

Com a implementação das melhorias foi possível identificar um novo nível sigma de 2,09. O desvio padrão (StDev) é 5,9 (Within) e 5,95 (Overall), o que mostra pouca variação entre as medições internas e a variação geral do processo.

A performance esperada dentro e na globalidade do processo (Expected Performance) indica uma expectativa semelhante, com valores em torno de 277.652 a 279.404 PPM abaixo do LSL.

A implementação das melhorias na usina da JMC resultou em avanços significativos na produtividade e estabilidade do processo. A média de 359,09 t/h, com desvio padrão de 6,91 t/h, serviu de base para definir a nova meta de 363,95 t/h.

O nível sigma alcançado foi de 2,09, indicando maior controle e previsibilidade. A integração entre britagem e moagem foi essencial para reduzir variações e garantir alimentação contínua. As ações focadas em manutenção, eficiência operacional e tomada de decisão rápida contribuíram para um processo mais confiável e eficiente.