Superior apresenta resultados do Vantage, sistema de monitoramento de roletes já aplicado em mais de 15 clientes

Superior apresenta resultados do Vantage, sistema de monitoramento de roletes já aplicado em mais de 15 clientes

Empresa multinacional, com sede em Rafard (SP) fabricante de equipamentos para indústria de agregados, a Superior apresentou tecnologia de monitoramento dos roletes durante os dois dias da 16ª edição do Workshop Opex, realizado mês passado em Belo Horizonte. Batizado de Vantage, a solução tem como objetivo é evitar paradas não-planejadas, evitar incêndio e altos cursos de operação.

Na mineração, com a rotação nas correias, o rolamento pode superaquecer e colocar fogo. O monitoramento de correias transportadoras oferecido pela Superior mede temperaturas, carga e rotação de cada rolo.

“O Vantage é um sensor embarcado dentro do rolo. Dentro do rolo vai um modulozinho pelo qual é feita a medição de temperatura dos rolamentos esquerdo e direito. Tudo remoto. Ele envia os dados por rádio, sem fios e baterias. Cada um com um QrCode, para identificar o rolo: o dia que tiver um alarme, o operador saberá exatamente qual o rolo que está falhando”, detalhou Daniel Biasutti, gerente de produtos do Vantage.

Solução online, oferece ao cliente a possibilidade de acessar as informações e alarmes, integrando o sistema da Superior com o da empresa onde a tecnologia está instalada.

“Não é preciso fazer nenhuma intervenção física nos equipamentos, é tudo sem fio. E enviamos os dados para o monitoramento da planta do cliente – que pode ter outros equipamentos sendo monitorados e, talvez, não queira acessar dez sistemas diferentes”, ressaltou o gerente de produtos.

Na apresentação durante o 16º Workshop Opex, a Superior citou casos de aplicação – em vez de mostrar novos produtos, como fez em anos anteriores – em unidades da Vale, Hydro, Samarco, na Suzana (indústria de papel e celulose.

“Apresentamos várias aplicações para mostrar não se tratar de mais uma inovação, mas uma realidade que já vem sendo adotada em grandes indústrias. Hoje já são mais de 15 clientes utilizando o Vantage, mais de 20 mil rolos monitorados, espalhados pelo Brasil, pelos Estados Unidos e Europa. Já está no opex, no dia a dia da operação, não mais em fase de teste ou validação”, salientou Biasutti.

A questão de custo, destacou, já é uma realidade. O gerente de produtos da Superior informou não se tratar de uma tecnologia cara e nem de difícil implementação. Na apresentação, também mostrou as falhas de monitoramento detectadas em alguns clientes para uma ação preventiva e proativa.

Novidades

Os objetivos da Superior, informou Biasutti, é focar na expansão dos projetos. Especialmente depois do lançamento de monitoramento para britadores – remoto e com automação.