17º Prêmio de excelência: Celebrando a Inovação na Indústria Minero-metalúrgica Brasileira

A revista Minérios & Minerales realizou, na noite de 12 de maio, em Belo Horizonte (MG), a solenidade de entrega do 17º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira. O evento, que reuniu cerca de 200 profissionais de mineração de todo o país, consagrou 26 projetos inovadores, selecionados entre mais de 120 trabalhos inscritos.

Os projetos foram premiados nas categorias de Lavra, Processo, Manutenção, Meio Ambiente, Segurança, Economia de Água e Energia e Desmonte, destacando os resultados alcançados e as soluções criativas desenvolvidas pelas equipes operacionais de minas e plantas em todo o Brasil.

Reconhecimento e Desafios do Setor

A comissão julgadora, composta por renomados especialistas como Joseph Young (Minérios & Minerales), José Mendo Mizael de Souza (J. Mendo Consultoria) e Arthur Pinto Chaves (USP), avaliou a inventividade das soluções apresentadas.

Em seu discurso de abertura, Joseph Young, diretor Editorial da revista, ressaltou os esforços das mineradoras e seus parceiros para reduzir custos e aumentar a produtividade, especialmente em um cenário de baixos preços das commodities minerais. Ele enfatizou o poder de inovação das equipes diante das dificuldades e a importância de manter essa mobilização.

Cristiano Monteiro Parreiras, diretor Administrativo do Sindiextra (Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais), também destacou a relevância do prêmio e do VII Workshop Redução de Custos na Mina e na Planta para o desenvolvimento da indústria de mineração. Parreiras reforçou a necessidade de união do setor frente aos desafios econômicos, como crises energética, de água e as incertezas regulatórias.

José Guilherme Ramos, subsecretário de Política Mineral e Energética de Minas Gerais, parabenizou os participantes e ressaltou a importância da disseminação de conhecimento e das implementações de sucesso para a eficiência e conservação da produtividade na indústria minero-metalúrgica brasileira.

Mineradoras Premiadas e Projetos Destaque

O evento, que contou com patrocínio de empresas como Metso e Mobil, e apoio institucional de diversas entidades como Sindiextra e Ibram, reconheceu projetos que exemplificam a inovação e o compromisso com a excelência.

Confira alguns dos projetos vencedores e as mineradoras que se destacaram:

  • Mineração Apoena: “Aumento da capacidade produtiva do circuito de adsorção reduz pela metade o consumo de carvão e aumenta a recuperação de ouro”
  • Vale: “Projeto S11D” e “Inspeção integrada como base de um programa de confiabilidade e gestão de ativos”
  • Anglo American Fosfatos Brasil: “Produção de barita como subproduto do fosfato”
  • Kinross Brasil Mineração: “Redução de 81% na perda de furos para detonação na Mina Morro do Ouro em Paracatu-MG, gerando ganhos econômicos, operacionais e ambientais”
  • Mineração Jundu: “Gestão de competências” e “Controle de Energias Perigosas – LOTO”
  • Samarco Mineração: “Redução das restrições do concentrador 1 em função da britagem” e “Avaliação em laboratório de agentes supressores de poeira”
  • Anglo American Níquel: “Estabilidade operacional na Mina de Barro Alto – ações que garantiram recorde de produção em 2014”
  • AngloGold Ashanti: “Implantação de novo método de lavra na mina Lamego” e “Otimização do planejamento de mina longo prazo em Córrego do Sítio”
  • Mineração Usiminas: Destacou-se com projetos para aumento de vida útil de equipamentos e desenvolvimento de nova rota de processo para beneficiamento.
  • ArcelorMittal Mineração Brasil: Recebeu o “Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente (Pamma)”
  • Sama – Minerações Associadas: “Redução de 5% de água potável na área industrial”
  • Imerys Rio Capim Caulim: “Programa de recuperação de áreas degradadas”
  • Mineração Taboca: “Viveiro florestal de Presidente Figueiredo”

Leia também: Apontamento digital nas atividades da frota de tratores de esteira gera dados com maior confiabilidade e agilidade para operação de mina possibilitando identificar pontos de melhoria, reduzir custos e aumentar a produtividade da frota.

Esses projetos demonstram o dinamismo e a capacidade da indústria minero-metalúrgica brasileira em buscar soluções eficientes e sustentáveis para seus desafios.