O resultado inicial foi de 122,9 dB sem o dispositivo, contra 83,3 dB alcançado com o desinflador
A manutenção de pneus fora de estrada é uma das áreas que mais está exposta a risco de saúde e segurança, devido à movimentação pesada e alta pressão dentro dos pneus. Além desses aspectos outro ponto importante que deve ser analisado é o ruído de alta intensidade ao se despressurizar pneus, que não somente incomoda, mas pode ser prejudicial à audição. Foi desenvolvido e apresentado no VI Workshop de Redução de Custos na Mina e na Planta, o trabalho “Dispositivo para a redução de ruído no processo de desinflar pneus de caminhão fora de estrada”, de autoria de Paulo Silva, Paulo Braz, Rodrigo Miranda, Jhúnyior Hauzenir, Bruno Serejo, Luciene Silveira, Ronilson Freitas e Renato Peres, da Vale.
O estudo foi desenvolvido na mina do Sossego, em Canaã dos Carajás (PA) e utilizado a metodologia do PDCA, identificando falhas no processo, priorizando o problema a ser tratado, analisando causa e fenômeno até chegar a uma proposta de solução, que foi a criação de um dispositivo para reduzir o nível de ruído.
Os pneus de caminhão Cat 793 são calibrados com 105 PSI de pressão, a frio. Quando esse ar pressurizado é liberado para o ambiente, gera-se um ruído que atinge 122,9 dB. Comparando com a tabela da NR15, percebe-se que se atinge valor crítico. O tempo de despressurização é em média de 25 minutos.
O dispositivo, chamado de desinflador, foi criado utilizando tubo metálico com formato em U onde são conectados filtros próprios para abafar ruído, protegidos por uma caixa metálica com grade, para atender norma de segurança.
As extremidades do tubo metálico são ligadas em duas válvulas que conectam a mangueira diretamente na entrada de ar da roda. Para ter mobilidade a caixa foi colocada sob um carrinho. Para realizar o teste foi utilizado o decibelímetro, aparelho que faz medição de nível de ruído. Durante a atividade de despressurização foi medido o ruído sem o desinflador e com ele.
O resultado inicial foi de 122,9 dB sem o dispositivo, contra 83,3 dB alcançado com o desinflador, superando a meta que era de reduzir a 100 dB, inicialmente. O tempo do processo manteve-se próximo ao medido sem a ferramenta (25 minutos). Outro ponto importante é que o mecânico não tem contato com o ar pressurizado, tendo grande redução após passar pelos filtros.
O ganho de produtividade na tarefa ocorre, principalmente, quando é necessário movimentar os dois pneus traseiros, quando se pode conectar as duas válvulas do desinflador dois pneus e despressurizá-los ao mesmo tempo.
Desinflador reduziu para 83,3 dB o nível de ruído