350 profissionais trocaram experiências vividas no dia a dia

Do piso da mina ao chão da planta, a busca contínua pela maior produtividade

Com uma programação repleta de cases de sucesso, a revistaMinérios & Mineralespromoveu a quinta edição do Workshop Redução de Custos na Mina e na Planta, nos dias 14 e 15 de maio, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte. O evento contou com a apresentação de 39 casos reais de aplicação de produtos e serviços em minas do Brasil e do exterior que obtiveram resultados expressivos com redução de custos para as mineradoras.

O formato dinâmico chamou a atenção dos cerca de 350 profissionais que participaram desta edição. Palestras otimizadas, rápidas e que deram destaque às aplicações técnicas reais, destacando a eficiência para as mineradoras foram os pontos altos na programação.

O V Workshop Redução de Custos na Mina e na Planta contou com patrocínio das empresas Haver & Boecker, Metso, Shell, Mobil, FLSmidth Krebs, Swiçalment e EMH, além de apoio da Esco no almoço do primeiro dia. O evento também teve apoio institucional do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia, Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), CPRM – Serviço Geológico do Brasil, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e Câmara Setorial de Cimento e Mineração da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (CSCM/Abimaq).

Esse ano o evento contou com diversos mediadores dos debates: Joseph Young, diretor Editorial daMinérios & Minerales; José Mendo Mizael de Souza, presidente da J.Mendo Consultoria e da Associação Brasileira para o Progresso da Mineração (Apromin); Arthur Pinto Chaves, livre-docente em Tecnologia Mineral e professor titular do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da USP; Rotenio Castelo Chaves Filho, gerente de Processos Minero-metalúrgicos da Progen; Adriano Espeschit, diretor executivo da J.Mendo Consultoria; e Carlos Trubbianelli, vicepresidente da CSCM/Abimaq.

Confira nas próximas páginas um resumo das palestras apresentadas no V Worskhop Redução de Custos na Mina e na Planta. Algumas palestras foram sobre projetos agraciados com o 15º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira e tiveram matérias publicadas na edição abril 2013 (disponível no site da revista, inclusive com possibilidade de download do trabalho premiado completo). Por esse motivo, não aparecem novamente nessa edição. Mas o texto com a cobertura do evento de premiação, realizado dia 14 de maio após o workshop, pode ser lido aqui.

A revistaMinérios & Mineralesagradece a todos os palestrantes, mediadores, patrocinadores, apoiadores e inscritos no evento e espera encontrá-los novamente em maio de 2014. Sugestões de temas podem ser enviadas para o e-mailworkshop@revistaminerios2.hospedagemdesites.ws

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *