Com base no sucesso comprovado dos caminhões Komatsu na operação de mineração de cobre Lumwana da Barrick, na Zâmbia, a Nevada Gold Mines (NGM), assinou um acordo plurianual com a Komatsu para entregar 62 caminhões de transporte Komatsu 290 t classe 930E-5 entre 2023 e 2025. NGM é o maior complexo produtor de ouro do mundo, formado como uma joint venture entre a Barrick e a Newmont.
Os novos caminhões de transporte Komatsu estarão em operação em duas minas de Nevada: 40 serão implantados no Complexo Carlin e 22 estarão na unidade de Cortez. Além dos caminhões de transporte, a NGM também adquiriu diversos equipamentos de apoio da Komatsu.
“Com base na implementação bem-sucedida em Lumwana, optamos por atualizar nossa frota com 62 novos caminhões Komatsu”, disse Peter Richardson, Diretor Executivo Executivo, Nevada Gold Mines. “A Komatsu nos forneceu um tremendo apoio regional e sua equipe na Elko foi fundamental para nos ajudar a manter nossa frota com peças e componentes reconstruídos para nossos caminhões; um programa de atualização de motores de roda; e manutenção e suporte para as escavadeiras P&H que fazem parte de nossas operações.”
Esta nova aquisição de frota em Nevada é resultado do forte desempenho demonstrado por uma frota recentemente instalada de caminhões Komatsu e equipamentos auxiliares na mina Lumwana da Barrick, na Zâmbia. No final do ano passado, as duas empresas reuniram-se na sede de mineração de superfície da Komatsu em Milwaukee, Wisconsin, para estabelecer as bases para uma parceria global colaborativa. A Komatsu está empenhada em construir a sua parceria com o Grupo Barrick com base no seu sucesso em Lumwana e NGM e está satisfeita por ter sido considerada para o projecto Reko Diq da empresa no Paquistão.
“Estamos entusiasmados em aproveitar o sucesso que alcançamos até agora com a Barrick por meio desta nova colaboração com a Nevada Gold Mines”, disse Josh Wagner, vice-presidente e gerente geral da Divisão de Mineração da América do Norte da Komatsu. “Estaremos prontos para apoiar o aumento da frota com nossas capacidades de serviço Elko de última geração e crescentes.”
A Komatsu está construindo um armazém de quase 50.000 pés quadrados adjacente ao seu centro de serviços Elko para expandir o suporte local de peças para clientes de mineração e construção na região. A instalação está planejada para ser concluída no início de 2024. O centro de serviços Elko de 189.000 pés quadrados da empresa oferece suporte a equipamentos de mineração e construção, incluindo caminhões de transporte, escavadeiras hidráulicas, escavadeiras elétricas de cabo e equipamentos de apoio.