Customização de Preferências de Cookies

Usamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como "Necessários" são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para habilitar as funcionalidades básicas do site.... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyse the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customised advertisements based on the pages you visited previously and to analyse the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Apex com encaixe rápido de hidrociclone permite inspeção em 1 min

Apex com encaixe rápido de hidrociclone permite inspeção em 1 min

O desenvolvimento desse sistema teve origem da necessidade de aumento na frequência das inspeções dos componentes operacionais dos hidrociclones, visando aperfeiçoar a classificação e gerar maior volume de massa para alimentação dos circuitos de flotação. De acordo com a Usiminas, o tempo para execução das inspeções gerou uma redução de custo de mão de obra de 199,64%, com a redução de tempo de inspeção e a eliminação da necessidade de mão de obra dupla.

Se comparado ao apex, houve um ganho operacional, ou seja, uma redução de 24,27% no percentual de sólidos gerados para O.F. e em contrapartida um acréscimo de 22,22% de sólidos para U.F., o que gera maior volume de produção para alimentação da etapa de flotação.

Ainda segundo a empresa, a aplicação do apex com encaixe rápido foi desenvolvida com base nos prévios estudos realizados para aumento da eficiência do corte no hidrociclone, correlacionando o aumento da eficiência das operações, ganho na agilidade das inspeções, aumento da segurança física para realização das inspeções e maior segurança no controle de processo com a elevação da vida útil do componente, reduzindo falhas na classificação por desgaste, contribuindo também para a redução dos custos operacionais Com a necessidade de controle dos desgastes dos sobressalentes para manutenção de performance dos equipamentos, são realizados controles com base nos desgastes e na vida útil informada pelos fornecedores.

 Por meio desses dados são feitas planilhas de controle para inspeção e troca dos componentes, baseando-se no volume de desgaste aceitável tendo como premissa 15% da medida nova, já o tempo de vida útil é pré-definido em 90 dias operados.

Por meio desses valores a empresa consegue se adequar para realização de inspeções conforme as datas de manutenções preventivas programadas, que habitualmente ocorrem de 15 em 15 dias, sendo possível a inspeção de uma bateria de hidrociclones por preventiva. No método tradicional, após a programação das inspeções, são retirados os componentes e realizadas as inspeções em cada sobressalente.

Conforme o histórico de desgastes da planilha, são necessários para as inspeções dois colaboradores, sendo um deles com liberação para realização de manutenções com ferramentas (denominado operador mantenedor) e o outro para apoiá-lo na retirada das peças. Após a retirada do componente, o colaborador deverá realizar a medição com o paquímetro digital e, se encontrado desgaste superior a 15%, deverá ser solicitado ao operador mantenedor que apoie o porta apex no suporte e realize a troca do componente.

Nesse método, o tempo médio de inspeção seria em torno de 20 a 25 minutos por ciclone. Se necessário realizar a troca do componente, o tempo médio é elevado para entre 25 e 30 minutos. Com a necessidade de aumento de desempenho da etapa de deslamagem, atrelada ao alto tempo de inspeção dos componentes de hidrociclones, tornou-se necessária a realização de estudos para aumento da performance do componente e redução do tempo de inspeções.

Para isso, segundo a Usiminas, foi criado um componente, até então inédito no mercado, que eliminasse a necessidade do porta apex, utilizando somente o apex com encaixe para fixação do componente, eliminando a necessidade de retirada e retorno de parafusos de fixação, mantendo a vida útil igual ou superior dos componentes fornecidos.

Foi então desenvolvido o sistema de rosca angular, levando em consideração o sentido do fluxo da polpa no ciclone (rotacional em sentido horário), de forma a não se desprender em trepidações ou paradas e retornos de operações, que são situações rotineiras nesse equipamento.

No sistema de saída foi desenvolvido um instrumento hexagonal para encaixe de chave sextavada para retirada do componente. Com a inovação, o tempo médio gasto nas inspeções para retirada, inspeção e recolocação do novo componente totalizou 1min 06s para a realização total da atividade, uma redução de 2.273% se comparado aos 25min no modelo tradicional para a execução da atividade. Em componentes, eram necessários para a operação nessa etapa do hidrociclone o apex convencional, o porta apex e a saia de salpico, todos eles substituídos pelo novo componente. Com isso, houve uma redução de custo de sobressalentes anual em percentual por hidrociclone de 46,20%, gerando um impacto positivo no processo, tornando-o mais sustentável, segundo a Usiminas. Esse conceito inovador foi desenvolvido em conjunto com a Haver & Boecker.

AUTORES: Samuel W. de Souza – Técnico em processo mineral da Usiminas, Claudia M. dos Santos – Técnica em aplicação e vendas da Haver & Boecker e Marcelo Nilo Rodrigues – Engenheiro de desenvolvimentos da Haver & Boecke