Britador cônico Sandvik CH840i aumenta em 45% a produção de finos na Pedreira ICA
Equipamento automatizado, instalado em Ibiporã (PR), elevou a produção de materiais de 0 a 10 mm de 98 para 142 toneladas por hora e melhorou a cubicidade dos agregados.
A Pedreira ICA, localizada em Ibiporã, no Paraná, registrou aumento de 45% na produção de materiais finos após a instalação do britador cônico Hydrocone CH840i, da Sandvik. Com o novo equipamento, a produção de materiais na faixa granulométrica de 0 a 10 mm passou de 98 para 142 toneladas por hora.
Leia também: Máquina Solo e Sandvik reforçam parceria para distribuição de britadores e peneiras móveis no Brasil
Automatizado e inédito no Brasil, o Sandvik CH840i já conta com quase 200 unidades comissionadas em outros países. Na operação paranaense, o equipamento também proporcionou aumento da produção total e melhoria na cubicidade dos agregados.
Sandvik CH840i substitui britador cônico na etapa quaternária
A solução foi adotada após a Pedreira ICA procurar a Sandvik com o objetivo de ampliar a produção de materiais finos, especialmente pó e pedrisco.
A fabricante realizou uma análise da planta e do processo produtivo e identificou a necessidade de substituir o britador cônico CH440, utilizado na etapa quaternária, pelo modelo CH840i.
“A solução foi adotada após a Pedreira ICA procurar a Sandvik com interesse em aumentar a produção de materiais finos, que seriam pó e pedrisco. Nós já somos parceiros e o cliente já possui equipamentos nossos, então fizemos uma análise minuciosa da planta e do processo e entendemos que era necessário substituir o CH440 quaternário, um equipamento Sandvik, por outro modelo mais novo e eficiente, o CH840i, que é um avanço em relação aos britadores cônicos existentes no mercado”, explicou Eduardo Duarte, engenheiro de Aplicação da Sandvik.
Leia também: Revestimentos para britadores: estratégias para aumentar a vida útil e reduzir custos
Segundo o engenheiro, o novo britador apresenta maior eficiência de britagem, ligas metálicas mais resistentes e recursos avançados de automação.
“Ele é mais tecnológico, tem uma eficiência de britagem maior, possui ligas metálicas mais resistentes, além de ser um britador completamente automatizado e inteligente, capaz de se operar praticamente sozinho. Este equipamento aprende com seu padrão de operação e alimentação, e é capaz de se adequar rapidamente a variações para operar sempre na maior eficiência possível”, afirmou.
Produção de finos cresce 45% e produção total aumenta 10%
Após a definição técnica e a negociação, o Sandvik CH840i foi fabricado na Suécia e comissionado em abril.
Por se tratar da primeira unidade do modelo instalada no Brasil, a Sandvik realizou um acompanhamento especial da operação para avaliar o desempenho do equipamento.
Os resultados apresentados pela fabricante mostram ganhos em diferentes indicadores:
- 45% de aumento na produção de materiais finos, de 98 para 142 toneladas por hora;
- 37% de aumento na produção de pó;
- 53% de aumento na produção de pedrisco;
- 10% de aumento na produção total;
- Melhoria na cubicidade dos agregados produzidos.
Segundo a Sandvik, os resultados estão associados às características construtivas do CH840i e ao sistema de automação do britador.
Automação do britador cônico melhora eficiência e cubicidade
O CH840i foi desenvolvido para operar com pressões de britagem mais elevadas, característica que, segundo a fabricante, contribui para aumentar a eficiência da fragmentação e melhorar o formato dos produtos.
O equipamento também possui um sistema automatizado capaz de realizar ajustes durante a operação, inclusive quando está trabalhando sob carga.
“Além do ganho de 10% na produção total e de 45% na faixa dos finos — sendo aumento de pó 37% e aumento de pedrisco 53% — também foi constatada uma melhoria considerável na cubicidade dos produtos. Isso se deve à característica construtiva do britador, que opera em pressões mais elevadas que o comum, resultando em maior eficiência de britagem. E isto tudo é potencializado por sua automação, capaz de atuar mesmo durante a operação com carga do equipamento”, detalhou Duarte.
A capacidade de adaptação às variações de alimentação é apontada pela Sandvik como um dos diferenciais tecnológicos do britador, permitindo manter condições operacionais mais eficientes.
Sandvik prevê instalação de outro CH840i em Porto Alegre
Além da unidade instalada na Pedreira ICA, a Sandvik prevê o comissionamento de outro britador cônico CH840i em setembro, em uma pedreira localizada em Porto Alegre (RS).
A instalação representa mais uma aplicação do modelo no mercado brasileiro de agregados, após os resultados registrados na operação de Ibiporã.
Mais informações sobre o equipamento estão disponíveis no site de processamento de rochas da Sandvik.
