O vanádio é um minério essencial na indústria siderúrgica, usado em beneficiamento de aço, na indústria aeroespacial, de petróleo e gás, produção de ferramentas manuais e materiais cirúrgicos. O município de Maracás (BA) conta com uma grande jazida de vanádio que é considerada a melhor do mundo de acordo com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM).
Diante o exposto, a implantação da Vanádio de Maracás (VMSA) como a primeira mina de vanádio das Américas gera empregos diretos na região. Assim, através deste projeto ela visa fortalecer a economia rural, que possibilita a sobrevivência de 38% dos cidadãos maracaenses.
O projeto de sustentabilidade socioeconômico e socioeducativo aqui apresentado tem como foco a geração de emprego e renda através do incentivo à atividade econômica agrícola, a apicultura. Subprojeto apicultura – Fortalecimento da atividade apícola na região de Maracás
OBJETIVOS
– Promover adoção de práticas tecnológicas entre as famílias dos produtores e trabalhadores envolvidos, capazes de lhes tornar aptos a enfrentarem as dificuldades atuais promovidas pelas mudanças climáticas, garantindo-lhes, além da permanência em suas propriedades e residências, ganhos que superem as doações sociais, e autoestima, diminuindo desta forma, o processo do êxodo, da marginalização e violência social;
– Desenvolver atividades sociais produtivas que, ao longo da aplicação do projeto, destinem uma renda inicial, por família, igual ou superior a um salário mínimo vigente no País;
– Realizar diagnóstico da área de abrangência do proprojeto, objetivando orientar o planejamento, intervenção e gerenciamento das ações programadas;
Incentivo à apicultura
– Tornar a área do projeto irradiadora de novas tecnologias, servindo de instrumento de capacitação de recursos humanos diversos e geração de renda;
– Disciplinar, monitorar, avaliar, controlar e até proibir o uso de agrotóxicos, pesca e caça predatórias, derrubada desordenada das vegetações nativas e outras, objetivando evitar a continuidade da degradação do meio ambiente em questão;
– Implantar e estruturar a atividade social produtiva, produção e comercialização (apicultura) de forma individual e comunitária, para melhorar a qualidade domeio ambiente, da alimentação e comercializar o excedente;
– Profissionalizar a gestão da atividade produtiva e desta forma reduzir custos melhorando o resultado esperado garantindo a renda mínima projetada por famílias;
– Adquirir tecnologias adequadas à atividade proposta, para induzir o aumento da produção e da produtividade.
AÇÕES PROPOSTAS
As ações propostas pelo projeto serão executadas no período mínimo de quatorze meses, contando a partir do mês de liberação de recursos. Tais ações serão diariamente acompanhadas, periodicamente avaliadas e as experiências adquiridas serão utilizadas na retroalimentação do processo mediante planejamento participativo. Propõe-se, a priori, executar as seguintes ações:
– Diagnóstico da área do projeto: Inicialmente o projeto estabelecerá um perfil detalhado da área, onde serão implantadas as diversas etapas propostas, visando à identificação dos problemas das comunidades envolvidas e estabelecer um marco de referência.
– Planejamento das ações na área do projeto: O planejamento será efetivado com base nas informações levantadas nos diagnósticos e nas informações adicionais. A capacitação dos recursos humanos deverá ser uma atividade permanente e alicerçada em cursos, excursões e visitas técnicas.
– Assistência técnica e extensão rural: Será proporcionada assistência técnica e extensão rural de rotina, enfatizando aspectos de manejo ecológico do binômio solo e água, como também referente ao manejo da vegetação nativa, práticas agropecuárias, coleta seletiva, de forma comunitária e individual ao longo da área do projeto.
– Divulgação: A divulgação que antecede o início dos projetos bem como a metodologia utilizada serão demonstradas pós-diagnóstico, no intuito de adaptar as técnicas de comunicação à realidade local do projeto. Algumas das possíveis técnicas de comunicação a serem utilizadas são: contato direto com os produtores e organizações, colagem de cartazes em locais frequentados pelo público alvo, propaganda/chamadas na rádio local, dentre outras.
A divulgação dos resultados dos trabalhos se dará mediante a elaboração de trabalhos escritos (relatórios, artigos, folders, cursos, palestras, seminários, campanhas comunitárias…), utilizando-se de meios de comunicação de massa (rádios, jornais e redes sociais).
– Capacitação de recursos humanos: A capacitação dos recursos humanos deverá ser uma atividade permanente e alicerçada em cursos, excursões e visitas técnicas.
Fortalecimento da economia local com capacitação
RESULTADOS
Das 30 famílias beneficiadas com o projeto, 27 continuaram e hoje algumas delas conseguiram alcançar a marca dos R$1.800,00 de renda extra no mês. Outro projeto desenvolvido pela VMSA na região de influência envolve jovens em ação com o esporte como elemento educador e socializador na formação de cidadãos.
Nesta iniciativa a proposta inclui criação e transformação de espaço.
*Carlos Lorenzo Lorenzo é gerente de Sustentabilidade da VMSA; Fábio de Oliveira Borges é gerente de RH e Administrativo na VMSA; Heitor Augusto Duarte é gerente de produção na VMSA e equipe.