Tecnologia de beneficiamento a seco é premiada

A tecnologia de beneficiamento de minério de ferro a seco da New Steel foi a vencedora do Platts Global Metals Awards 2015, na categoria inovação, entregue no final de maio em Londres. Denominada Fines Dry Magnetic Separation (FDMS), a solução atua por meio de separação magnética a seco, utiliza gás natural ou biomassa e não gera rejeitos. O concentrado resultante do processo possui teor de ferro de 66%, percentual acima do mínimo de 58% exigido para validar o produto como commodity.

A técnica é uma alternativa aos processos de flotação, utilizados comumente pelo setor mineral e que demandam grande quantidade de água – enquanto a flotação consome cerca de 1 mil litros de água para a produção de 1 t de minério de ferro, o FDMS não faz uso do insumo. De custo competitivo, o processo da New Steel é capaz de aproveitar partículas finas (milimétricas) e ultrafinas (deaté 10 µm = 0,01mm), o que gera uma alta recuperação metalúrgica (85%).

“Bom para o meio ambiente e também para o setor, pois essa nova técnica é capaz de transformar rejeitos de exploração mineral – com baixo teor de ferro e sem valor comercial – em um produto economicamente viável, com altos índices de ferro e baixos contaminantes”, ressalta Gustavo Emina, presidente da New Steel

Em 2010, a primeira planta de beneficiamento a seco com capacidade para 300 mil t entrou em operação em Minas Gerais. Em 2013, a empresa firmou contratos com outras duas mineradoras, para instalação de plantas industriais para o beneficiamento de minério de ferro a seco. As duas unidades foram contratadas para a produção de 1.500.000 t de concentrado por anoeestão em fase final de licenciamento ambiental.

A empresa, pertencente ao grupo brasileiro Lorentzen, foi criada em 2007 com foco na exploração mineral, mas logo em seguida passou a atuar no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a mineração e o tratamento de resíduos. A tecnologia foi patenteada em 28 países e se enquadrou como patente verde peloInstituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

New Steel firmou contratos com outras mineradoras, para instalação de plantas industriais para o beneficiamento de minério de ferro a seco

Fonte: Revista Minérios & Minerales

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *