Chris Pearson, Diretor de Desenvolvimento de Negócios do MMD Group, analisa as características do equipamento chamado Surge Loader Fully Mobile–em termos de produtividade e versatilidade numa mina a céu aberto.
Muito se tem falado sobre a capacidade do Fully Mobile Surge Loader (FMSL) da MMD para carregar caminhões mais rápido e liberar maior disponibilidade para a escavadeira. Mas o investimento compensa para uma mina existente? Com dados fornecidos por mais de 60 operações de mineração, MMD realizou uma análise aprofundada para descobrir as respostas.
Uma série de simulações foi delineada usando software e pode ser aplicada a circunstâncias individuais de cada mina. Em cada simulação, outros dados além do número de caminhões permanecem as mesmas, para garantir uma comparação justa. As simulações se concentram em três cenários:
1. O efeito na produção ao adicionar um FMSL à frota de caminhões existente.
2. Os números de caminhão necessários para gerar os números de produção após a introdução de um FMSL.
3. O número de caminhões necessários ao lado do FMSL para atingir a produção máxima.
A Tabela 1 anexa (direita) mostra os resultados da simulação de uma operação de mineração real.
FMSL versus frota convencional na simulação
Neste exemplo, cada simulação viu o FMSL produzindo um efeito positivo. É a escolha da operadora da mina para decidir qual método é mais adequado para sua aplicação e seu futuro.
A Simulação 1 mostra que houve um aumento de 26,4% na produtividade ao combinar um FMSL com a frota de caminhões existente. Este é um exemplo conservador, com algumas simulações específicas de minas. Esta opção pode ser a mais adequada quando um aumento maior de produção é necessário e mais caminhões estão disponíveis. Em vários cenários de mineração, os números de caminhões e números de produção podem mudar, mas com a adição do FMSL, o aumento da produtividade é sempre expressivo.
FMSL como facilitador no carregamento de caminhões
Tradicionalmente, os caminhões e pás têm tamanhos correspondentes. Geralmente, conforme a caçamba da escavadeira fica maior, os caminhões ficam maiores O maior é em geral considerado melhor quando se trata do tamanho do caminhão na mineração a céu aberto. Isso ocorre porque as cargas úteis maiores dos caminhões de tamanho ultra classe compensam o aumento no consumo de combustível. No entanto, há uma série de restrições que surgem na utilização de caminhões ultra classe, o que muitas vezes leva à implantação de uma frota mista de caminhões diferentes nas minas. Isso, por sua vez, complica o planejamento da mina, que precisa compatibilizar caminhões, escavadeiras e e pás conforme a mina se desenvolve.. Adicionando um FMSL para a frota de caminhões existente é mais adequado quando não há mais caminhões disponíveis, mas o sistema requer aumento na produção.
Uma mina pode optar por manter as taxas de produção atuais, mas economizar nos custos operacionais. A Simulação 2 demonstra que ao adicionar um FMSL ao sistema existente cria opção de retirar três caminhões, junto com aumento na produção de 4,2%.
A Simulação 3 adiciona mais seis caminhões ao sistema com FMSL e houve um aumento de produção de 65,7%. Isso é creditado a melhores taxas de preenchimento ; a carregadora contínua pode detectar automaticamente a classe do caminhão e entregar a carga útil correta, independentemente da produção da escavadeira. Quer seja um caminhão de 100 t ou 400 t, com o FMSL como intermediário, ambos serão carregados com eficiência.
A capacidade de carregar uma ampla gama de caminhão abre outras possibilidades. Por exemplo, uma mina pode preferir não usar caminhões de classe ultra e seus custos, e manter uma frota de caminhões menores e mais flexíveis, utilizando as escavadeira já em operação.
As minas do futuro também verão mais automação com caminhões sem motorista.
O FMSL é totalmente compatível com caminhões sem motorista e se encaixa confortavelmente em um sistema automatizado; o operador da escavadeira controla a realocação, enquanto o desempenho é monitorado por meio de sistemas baseados em nuvem, permitindo uma rápida tomada de decisão com base em dados em tempo real.
Possivel impacto na segurança
A incorporação de um Surge Loader separa o caminhão da escavadeira e, como resultado, melhora a segurança de quatro maneiras:
1. Manobras simplificadas do caminhão, resultando em menos acidentes e colisões;
2. Sistema de alimentação de menor impacto significa que os motoristas de caminhão enfrentam menos cargas de choque na queda do material;
3. Não há enchimento excessivo de caminhões, resultando na eliminação de cargas perigosas;
4. É compatível com um sistema totalmente autônomo de caminhões – removendo as pessoas de situações de risco;
Um estudo independente* analisou as fatalidades de carregamento e transporte registradas no Peru e no Chile e se o uso de um Surge Loader totalmente móvel pode salvar vidas. O estudo concluiu que a implementação de um Surge Loader teve um impacto expressivo na segurança. “Pode-se observar que dos acidentes fatais mencionados anteriormente, poderiam ter sido evitados 27 acidentes no caso do Peru. Isso representa 66% de todos os acidentes relacionados com a etapa de carregamento e transporte. No caso do Chile, o uso da carregadora contínua teria evitado sete acidentes fatais . Esse número pode ser visto como baixo, mas representa 17% dos acidentes em minas a céu aberto. ”
* Aguayo, IAO; Nehring, M .; Ullah, GMW Otimizando a produtividade e a segurança de mina a ceu aberto; Sistema de carregamento contínuo e móvel; Mining 2021, 1, 167-179