Monitoramento antecipa intervenções e amplia disponibilidade

Solução agiliza coleta e gestão de informações dos equipamentos

Com o objetivo de aumentar a disponibilidade da frota e a segurança dos operadores, reduzindo custos com paradas para manutenção, as máquinas da Komatsu estão equipadas com o Komtrax Plus, ferramenta de gerenciamento e diagnóstico para monitorar e avaliar a saúde do equipamento, performance e condições de operação. Os benefícios do sistema foram apresentados na palestra “Redução de Custos através do monitoramento, gerenciamento e diagnóstico remoto de equipamentos” durante o VII Workshop Redução de Custos na Mina e na Planta da revista Minérios & Minerales, proferida por Thiago Junqueira, Engenheiro de Suporte ao Produto da Komatsu.

O Komtrax Plus envia informações de operação da máquina a um site utilizando a tecnologia sem fio. Sem qualquer despesa adicional de TI para as mineradoras, dados como horário de funcionamento, o desempenho dos componentes, a utilização da máquina (incluindo o tempo ocioso e o consumo de combustível) e dados de produção são retransmitidos para a aplicação web e disponibilizados on-line para análise. Em tempo real, o sistema monitora a disponibilidade da máquina e permite o diagnóstico remoto de falhas. Um relatório com os dados é enviado diariamente para um controlador central da Komastu e para o cliente, sendo possível receber e-mails instantaneamente sobre a operação dos equipamentos ao longo do dia.

Junqueira ressaltou a necessidade de entender as condições do equipamento visando a manter a sua disponibilidade com as manutenções preventivas. “Uma rede de sensores capta todas as informações vitais do equipamento e transfere para uma controladora do Komtrax Plus. É uma importante ferramenta de monitoramento e diagnóstico, que avalia a saúde dos nossos equipamentos de mineração”.


Thiago Junqueira, engenheiro de Suporte ao Produto da Komatsu

Os dados transmitidos em tempo real também podem auxiliar as equipes a identificar operações incorretas dos equipamentos, norteando ações de treinamento para os funcionários.

O engenheiro apresentou um caso de sucesso, no qual a empresa obteve um aumento da vida útil do motor de um caminhão. Com o sistema de monitoramento, a mineradora identificou que o radiador estava sendo obstruído por sujeiras e impurezas, aumentando as temperaturas do líquido de arrefecimento e óleo do motor. Sendo assim, a empresa realizou a limpeza do radiador e normalizou a temperatura de trabalho.

“A pressão de lubrificação do óleo voltou a operar na faixa ideal de trabalho. A tecnologia possibilitou um aumento da vida útil do motor e eliminou a possibilidade de falha catastrófica”, comenta Junqueira.

Outra falha apontada pelo Komtrax Plus foi a obstrução da mangueira de respiro do motor, que aumentava a pressão de blow-by (pressão do cárter do motor). O entupimento da mangueira acarretava na redução do desempenho do motor, aumento do consumo de óleo, podendo ocasionar danos aos componentes internos. Com o diagnóstico do sistema, a empresa realizou a desobstrução da mangueira de respiro, evitando a quebra do equipamento e o agravamento do problema.

A solução está disponível para a maioria dos equipamentos da fabricante, contemplando caminhões,escavadeiras, carregadeiras, tratores esteiras, entre outros. Além disso, a Modular Mining, subsidiária da Komatsu, pode prover, quando solicitado, a obtenção e o gerenciamento de dados específicos, realizando uma do sistema.

Fonte: Revista Minérios & Minerales

Deixe uma resposta