A espanhola Himoinsa, que possui filial em Contagem (MG), instalou cinco grupos de geradores de energia em quatro estações de tratamento de água do Egito, localizadas nas cidades de Abnoub-El Fath, Sodfa-El Ghanayem, El Ayat e Abu Simbel e capazes de atender cerca de 500.000 pessoas. Os equipamentos serão acionados sempre que houver um corte de energia na planta, o que ocorre com frequência, de acordo com autoridades egípcias. Sem o geradores e o consequente não funcionamento das bombas das estações, as plantas seriam inundadas, pois não seria possível conduzir a água para fora.
A maior unidade, Abnoub-El Fath, recebeu dois grupos de geradores dos modelos HMW-1135 T5 e HTW-2030 T5, equipados com motores MTU e Mitsubishi, com potência de 1200 kVA e 2250 kVA, respectivamente. Esta estação faz o tratamento diário de 82 mil m3 de água de esgoto para ser usada, posteriormente, em residências e irrigação agrícola.
Já as unidades de tratamento de Sodfa-El Ghanayem e El Ayat, que têm características semelhantes, foram equipadas, cada uma, com o gerador HTW-920 T5, com motor Mitsubishi de 1000 kVA. A planta de Abu Simbel, região turística do Egito, recebeu um gerador de 400 kVA, do modelo HMW-350 T5, com motor MTU.
Fonte: Redação MM