Categorias

25 de novembro de 2021

Ferramentas digitais para otimizar a aderência e o cumprimento dos planos de lavra

O avanço tecnológico e a transformação digital trazem novas ferramentas para melhorar o cumprimento dos planos de lavra.

TIMining, especializada em softwares inovadores para mineração, desenvolve ferramentas que visam reduzir os desvios e atrasos no cumprimento dos planos.

Analisando a data histórica do sistema de despacho, o software Orchestra permite avaliar a performance dos equipamentos e operadores, e identificar gargalos e oportunidades de melhoria no processo de carregamento e transporte. Com o Orchestra é possível simular cenários do curto prazo, melhorando a tomada de decisões e a confiabilidade dos planos de lavra.

O software TIMining Aware, único gêmeo digital para operação de mina a céu aberto disponível no mercado, entrega uma visualização única em tempo real e em 3D da mina e dos principais equipamentos (caminhões, escavadeiras e perfuratrizes), permitindo acompanhar os indicadores do processo de Carregamento e Transporte e de Perfuração e Desmonte.

O gêmeo digital calcula a aderência ao plano de lavra de forma automática, permitindo aumentar a frequência com que são realizadas as conciliações na mina. Em poucos meses de uso, usuários reportaram, em média, de 4 a 5% de aumento na aderência e cumprimento dos planos, ao reduzir os desvios em torno à linha de planejamento.

Com as tecnologias TIMining de mineração 4.0, inova-se na gestão dos processos na mina, aumentando a rentabilidade do negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *