Europa: ações têm leve alta apoiadas em commodities

As principais bolsas de valores européias subiam nesta segunda-feira ajudadas pelo forte movimento das ações de mineradoras que avançavam na esteira do aumento dos preços de metais. Os papéis das montadoras chegaram a subir mais cedo, diante da esperança de retomada do pacote de ajuda para o setor nos Estados Unidos, mas perdiam fôlego.

Às 7h28 (horário de Brasília), o índice FTSEurofirst 300, que acompanha as principais ações da Europa, registrava alta de 0,35%, a 832 pontos. Ainda assim, o índice acumula perda de 44% este ano.

As mineradoras avançavam, com BHP Billiton, Anglo American, Vedanta Resources, Lonmin, Kazakhmys, Xstrata, e Rio Tinto subindo entre 1% e 5%. Entre as montadoras BMW e Daimler AG mantinham desempenho positivo, mas Porsche, Peugeot, Renault e Fiat perdiam terreno.

A Casa Branca informou na sexta-feira que o governo irá considerar usar parte do pacote de resgate de US$ 700 bilhões do setor financeiro para manter as três grandes montadoras americanas, após um projeto de lei para ajudar as empresas ter fracassado no Senado.

Entretanto, o presidente George W. Bush disse nesta segunda-feira que um anúncio de resgate do setor automotivo não é iminente. “Ao mesmo tempo em que isso (pacote de resgate automotivo) pode nos dar um impulso imediato, ainda há grandes preocupações quanto aos papéis do setor financeiro, de varejo e do setor de imóveis”, disse Chris Hossain, gerente sênior de vendas do ODL Securities.

Deixe uma resposta