Crusader otimiza atividades com recursos de TI

Software utilizado pela mineradora desde o início de suas operações é aplicado em geologia e planejamento de mina

Visando o aumento da eficiência e produtividade, a australiana Crusader Resources, que possui quatro projetos auríferos no Brasil, faz uso do software Surpac, desenvolvido pela Gemcom (empresa do grupo Dassault) e voltado para as atividades de geologia e planejamento de mina. O programa, que vem sendo utilizado pela mineradora desde o início das suas operações no País, em 2004, possibilita automatizar tarefas por meio do uso de macros, economizando tempo das equipes.

O programa auxilia a companhia em todas as suas atividades diárias, como operações para modelamento geológico, criação de sólidos e superfícies, planejamento de sondagens e entrada de dados.

“O maior benefício que temos com a utilização do Surpac é a economia de tempo possibilitada por meio da utilização dos macros. As macros são fáceis de gravar e permitem um trabalho muito mais dinâmico”, afirma Aidan Platel, gerente de Exploração da Crusader Resources.

Platel conta que a solução possui a tecla de funcionalidades que simplifica procedimentos e também elimina a possibilidade de erros humanos causados pela entrada manual de dados. Ele destaca que a tecnologia pode ser utilizada também para procedimentos mais prolongados, que podem ser executados sem a necessidade de supervisão.

“O software tem sido indispensável para a otimização do nosso tempo, o que nos permite fazer planejamentos com mais agilidade e precisão. Nós podemos deixá-lo rodando durante a noite se for preciso”, completa o gerente.

Com o objetivo de se ter uma melhor operacionalização dos sistemas computacionais, a mineradora contrata os treinamentos da Gemcom para os seus funcionários.

Fonte: Revista Minérios & Minerales

Deixe uma resposta