Notícias

M&T Expo: Volvo desenvolve projetos de eletrificação

Volvo desenvolve projetos de eletrificação

 

A Volvo CE apresentou na M&T Expo 2018, em São Paulo (SP), alguns projetos de eletrificação. Segundo a marca sueca, ambiente zero de emissões e redução de custo com combustível impulsionam o desenvolvimento de programas nesse campo.

Um desses projetos em estudo se refere a dispositivos náuticos de propulsão, através da Penta, segmento de fabricação de motores e geradores do grupo. Na Europa, por conta de um porto com meta de emissão zero, dois protótipos de motores elétricos, de 400 HP cada, trabalham em barcaças.

De acordo com Gabriel Barsalini, vice-presidente da Volvo Penta América do Sul, uma outra solução que a empresa vem estudando é a adoção de bancos de baterias, para acumular energia, funcionando quando necessário pelo usuário. “Aqui seria complementação do fornecimento de energia em várias situações por meio de baterias”, diz.

No final do ano quem, a Volvo começa a comercializar em alguns países da Europa caminhões elétricos de 16 t para distribuição de cargas em áreas urbanas.

Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE América Latina, diz que o tripé da empresa hoje reúne conectividade, automação e eletromobilidade. Ele citou uma escavadeira (EC 950) cabeada na energia elétrica em testes pela marca em um cliente. Uma grua apoia o cabo para o movimento da máquina – o executivo, porém, ressalta ainda as limitações de mobilidade do equipamento.

A Volvo ainda apresentou alguns resultados do projeto de eletrificação que a marca vem desenvolvendo em uma pedreira de porte médio da Skanska, na Suécia. Nele, da escavação à britagem primária, e o transporte até a britagem secundária, protótipos de máquinas elétricas e autônomas da Volvo CE operam sequencialmente.

Os dados da empresa indicam redução de 98% em emissões de carbono, diminuição de 70% nos custos de energia e queda de 40% em custos com operadores. Pelos cálculos da Volvo, a previsão é de redução de 25% no custo total das operações dessa pedreira.

Augusto Diniz

 

 

Leia mais notícias sobre a Volvo:

Volvo avança com veículos autônomos na mineração

Luiz Marcelo Daniel é o novo presidente da Volvo Construction Equipment Latin America

Volvo lança caminhão de 100 t e novas escavadeiras

 

0

Comentar