Vale lança curso para formar engenheiros de Segurança do Trabalho

O objetivo é formar engenheiros de segurança para atender a demanda crescente da empresa por esse tipo de profissional

A Vale iniciou uma turma de Especialização em Segurança do Trabalho, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trinta empregados de seis Estados onde a empresa atua farão o curso durante 30 meses, com carga horária de 660 horas. O objetivo é formar engenheiros de segurança para atender à demanda crescente da empresa por esse tipo de profissional qualificado, principalmente no Norte e no Nordeste.

A pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho é um curso da grade da UFRJ que foi customizado para se adaptar ao modelo de negócio da Vale. Entre os participantes da turma há engenheiros que hoje trabalham em 17 diretorias da empresa nas operações e projetos dos estados do Sudeste, no Maranhão e no Pará.

Ao final do curso, os profissionais formados atuarão mais fortemente na disseminação da cultura de saúde e segurança na empresa. "Com esse curso apoiaremos a evolução da cultura de saúde e segurança da Vale, em linha com a estratégia de levar a zero o número de acidentes e doenças. É um investimento importante na capacitação de pessoas e no esforço de tornar a empresa um local cada vez mais seguro e saudável para todos", afirma Fernanda Zardo, gerente de Educação Básica e Projetos Corporativos.

Valer – Educação Vale

A Especialização em Segurança do Trabalho foi desenvolvida pela Valer, o departamento de Educação da Vale, em parceria com o departamento de Saúde e Segurança. Criada em 2003, a Valer tem como principal objetivo qualificar mão de obra e promover o desenvolvimento local a partir do acesso a educação, emprego e renda. Por meio de parcerias com instituições de ensino de todo o mundo, a Vale oferece ações de desenvolvimento pessoal e profissional nos segmentos de educação básica, formação técnica, desenvolvimento gerencial, cidadania corporativa, cultura e arte. Vários cursos oferecidos pelo mercado foram estruturados pioneiramente pela empresa em parceria com as instituições de ensino para a capacitação de profissionais.

Além das 34 unidades da Valer no Brasil, também existem unidades no Canadá, na China, em Omã e na Suíça. Só de 2006 a 2010 a Valer capacitou mais de 70 mil empregados e foram feitas mais de 900 mil participações em ações educativas para o público interno.

Fonte: Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *