Trabalho da Alcoa é escolhido pelo júri do Prêmio de Excelência

A Alcoa será uma das homenageadas no “21º Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica” através do projeto “Apontamento digital nas atividades da frota de tratores de esteira gera dados com maior confiabilidade e agilidade para operação de mina possibilitando identificar pontos de melhoria, reduzir custos e aumentar a produtividade da frota.” que foi escolhido pelo júri independente do prêmio. O projeto também será apresentado no Workshop Redução de Custos 2019.

Sobre os autores:

Thiago Bentes Celso – Superintendente de mineração

Thiago é graduado em Engenharia de Minas e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Pará (UFPA), possui MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e atualmente cursa MBA em Gestão Financeira – Controladoria & Auditoria, também pela FGV. Iniciou na Alcoa Juruti, em 2013, como estagiário da área de Operação de Mina, e integrou o time de engenharia da Gerência de Produção. Em 2016 realizou short-assignment na mina de Willowdale, na Austrália, atuando na coordenação das Operações de Mina e Britagem. Atuou como supervisor das operações de supressão vegetal. Atualmente é superintendente das Operações Minerárias.

 

Rhayma do Carmo Silva – Supervisor de operação de mina                                                         

É graduado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal do Pará. Possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, especialização em Geologia de Mina e Técnicas de Lavra pela Universidade Federal do Pará e cursa atualmente MBA em Gestão Financeira: controladoria e auditoria. Iniciou sua carreira na Alcoa Juruti através do Programa de Estágio no ano de 2013 desenvolvendo atividades na área de Planejamento de Lavra. Em abril de 2014 iniciou sua carreira como Engenheiro de Minas atuando na área de Operação de Mina, realizando atividades voltadas para o controle e otimização das atividades unitárias de lavra da bauxita (remoção de estéril, carregamento e transporte de minério). Em 2016 iniciou carreira de gestão, assumindo a supervisão da área de Operação de Mina sendo responsável pela gestão de contratos de mineração e gerenciamento dos indicadores de produção de mina.

 

Gabriela Fonseca Abreu – Engenheira de operação de mina

 

Graduada em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Cursando MBA em Gestão Financeira – Controladoria & Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Iniciou sua carreira na Alcoa Juruti em 2015, como estagiária, desenvolvendo projetos na área de Operação de Mina. Desde junho/2017, atua como Engenheira da Operação de Mina realizando atividades voltadas para a otimização e acompanhamento das etapas que envolvem as operações de lavra de bauxita.

 

 

Ailton Rodrigues Campos – Gerente de serviços técnicos

 

Graduado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Iniciou a sua carreira em 2015 na FAST2 Mine na área de desenvolvimento de softwares para mineração e implantação de projetos. Em 2018 assumiu a gerência de serviços técnicos da FAST2 Mine, sendo responsável pelos projetos e pelo desenvolvimento de novos produtos.

Sobre o projeto

Líder mundial em produtos de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa foi construída sobre uma base de valores sólidos e excelência operacional, operando com inovação desde a revolucionária descoberta que fez do alumínio uma parte vital e acessível da vida moderna, há 130 anos. Desde o desenvolvimento da indústria do alumínio, e ao longo da nossa história, nossos talentosos Alcoanos e Alcoanas seguiram adiante com inovações e melhores práticas que resultaram em eficiência, segurança, sustentabilidade e comunidades mais fortes onde quer que operemos. A Companhia segue impulsionada pelos seus valores “Agir com Integridade”, “Trabalhar com Excelência” e “Cuidar das Pessoas”. No Brasil, a Alcoa possui três unidades produtivas, em Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA), escritórios em São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG) e Brasília (DF), além de participação acionária na Mineração Rio do Norte (MRN) e em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito.

A mina de bauxita de Juruti, localizada na cidade de Juruti no Oeste do Pará, é uma mina jovem, em operação pela Alcoa desde setembro de 2009, com uma produção anual de mais de 6 milhões de toneladas de minério. A lavra do minério é realizada a partir do método de lavra por tiras, iniciando-se pela retirada da vegetação (supressão vegetal), partindo para o decapeamento da camada de estéril para exposição do minério e, por fim, a lavra do minério, sendo seguida pela reabilitação das áreas mineradas.

Dentre as operações que envolvem o dia a dia da movimentação de material de mina na Alcoa Juruti (decapeamento, carga e transporte), cerca de 90% do processo estão concentrados na etapa de decapeamento, sendo 80% destas realizada por Tratores de Esteira D11. Assim, o Trator de Esteira D11 é considerado a principal máquina responsável pela remoção do capeamento e variáveis como disponibilidade física, MTBF (tempo médio entre falhas), MTTR (tempo médio entre reparos), utilização, produtividade e ainda do tempo de ciclo. Cabe ressaltar que esses indicadores são primordiais para gerenciar a atividade dos equipamentos, uma vez que contribuem para a redução dos custos e para o aumento da produtividade. O presente trabalho tem por objetivo mostrar o ganho no detalhamento, agilidade e confiabilidade das informações através da implantação de um sistema de gestão de frotas dedicado para a frota de tratores de esteira operando na lavra em tiras. Os dados gerados pelo sistema se mostraram bastante superiores quando comparado a informações provenientes de partes diárias em termos de detalhamento, possibilitando entender, no detalhe, onde estão as horas improdutivas destes equipamentos. Em termos de confiabilidade, os apontamentos são realizados em tempo real enquanto que na parte diária isto não acontece. No que se refere à agilidade, o sistema de gestão de frotas tem um módulo de relatórios que recebe estas informações de campo e automaticamente gera relatórios e análises possibilitando embasamento técnico para tomada de decisão não dispendendo tempo de uma pessoa para realizar esse processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *