Spraying Systems apresentará “Aumento da eficiência de equipamentos de concentração e desaguamento em mineração”

Ludmila Matos, Engenheira Mecânica e Gerente de Produto na Spraying Systems do Brasil apresentará no 10º Workshop Redução de custos na Mina e na Planta, o case “Aumento da eficiência de equipamentos de concentração e desaguamento em mineração”. Veja um trecho do tema a ser apresentado:

O processo de concentração de minério envolve diversas rotas de processo, equipamentos e técnicas. A maioria das técnicas são realizadas a úmido e ainda há a utilização de água para limpeza e restauração da área útil dos equipamentos. Os separadores magnéticos tipo carrossel, por exemplo, são equipamentos que se utilizam das características magnéticas do minério de ferro para a separação de contaminantes não magnéticos. O minério de ferro separado pelo campo de alta intensidade é destacado das matrizes de separação por ação de água abundante, que lava o material e o leva para um processo subsequente de desaguamento. A matriz lavada e desosbstruída é imediatamente realimentada para novo ciclo de concentração. 

   É vital para o processo que a água retorne, passo que se dá na etapa de desaguamento, como a filtragem. Assim, como os concentradores magnéticos, os filtros são equipamentos que se utilizam de técnicas de separação, neste caso, separação de sólidos e líquidos. As telas dos filtros são meios permeáveis, também alimentados por minério em polpa e com ciclos periódicos de limpeza para restauração da permeabilidade. Ambos equipamentos, portanto, são usuais em via úmida e ainda utilizam de água para restauração da capacidade produtiva, por limpeza via úmida também.

   A proposição técnica da Spraying Systems para ambos equipamentos é o redimensionamento dos sistemas de limpeza originais. O conceito original dos sistemas de limpeza opera em condições de alta vazão, baixa pressão e spray de baixa projeção de impacto. Algumas caixas de lavagem de separadores magnéticos tipo carrossel utilizam uma seleção de bicos spray com impacto de 0,05kgf/cm2, a 3 bar de pressão e consumindo 15,3L/min por bico. A seleção de bicos Spraying Systems resultam, para a mesma condição de pressão de 3 ar e vazão de 15,3L/min, em 0,21kgf/cm2 de impacto, aumentando a eficiência da lavagem da matriz nas etapas de descarga do minério de ferro. Além do aumento da força de impacto para limpeza, a seleção de bico Spraying Systems resulta em um bico de spray com diâmetro livre de passagem 22% maior, diminuindo a ocorrência de entupimento de bicos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *