Solução amplia eficiência do peneiramento

Com o intuito de oferecer soluções eficientes a seus clientes, a Weir Minerals promoveu um teste na Kinross Brasil Mineração de uma peneira fabricada no Brasil para sua aplicação na planta, em Paracatu (MG).
Em seu layout atual, na planta 1, na britagem há quatro linhas de peneiramento com quatro peneiras de configurações idênticas, que recebem o material do britador primário e classificam o produto britado. O oversize da peneira alimenta um britador secundário; o undersize da peneira (P80 <12mm) é o produto da britagem que é direcionado para o silo de blendagem e posteriormente aos silos de moagem.

No final de 2017, a britagem da planta 1 passou a ser alimentada com ROM e Pebbles (oversize da peneira do SAG da Planta 2). Com essa mudança, a mineradora identificou um gargalo na britagem, especificamente no peneiramento secundário, onde os finos que deveriam ser retirados durante o peneiramento estavam contaminando o oversize do produto a ser britado, sobrecarregando britadores e moinhos.

O escopo do teste também incluiu a necessidade de reduzir a abertura das telas, objetivando a otimização da taxa de moagem, com a redução do P80. O teste visava o aumento da eficiência do peneiramento, aumentando a disponibilidade do equipamento com redução das intervenções mecânicas. A montagem e comissionamento ocorreram em setembro, completamente supervisionada pelo time de campo da Weir Minerals. A peneira entrou em operação imediatamente após a instalação.

Inicialmente, foi estabelecido que o teste fosse acompanhando durante seis meses. No entanto, foi aprovado pelo cliente em cerca de 45 dias após o startup. O cliente ficou satisfeito com a disponibilidade do equipamento e a eficiência na retirada de finos evitando contaminação do oversize de acordo com parâmetros operacionais. Assim, a Kinross Brasil adquiriu a peneira já em operação e outras duas para aumentar a confiabilidade das demais linhas, reduzindo a manutenção e elevando a taxa de alimentação da moagem.

Além das peneiras a Weir Minerals fornece as telas da marca FusionCast, personalizadas de acordo com as necessidades de classificação de seus clientes e produzidas com borracha natural de alta qualidade, com sistema de fixação de alta pressão de encaixe, visando longa vida útil e baixo custo de manutenção.

O equipamento

As peneiras inclinadas da Trio Série TIOSP apresentam design ultra robusto, são confiáveis e versáteis, com alimentação de arpe 500 mm (20”). As máquinas operam com um ângulo de inclinação de até 20 graus e são perfeitamente adaptadas para aplicações de classificação e scalping.
Os tamanhos podem variar de 1.220 mm x 3.080 mm a 2.439 mm x 7.315 mm.
Esse equipamento é adequado para operação contínua nas aplicações mais exigentes úmidas ou secas, com a possibilidade de utilizar mecanismos vibradores de eixo duplo nas operações pesadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *