Softwares de projeto e gerenciamento de riscos

A tecnologia pode ser uma grande aliada em projetos de barragens. Após os desastres ocorridos com o rompimento de barragens de rejeitos nos últimos anos e os efeitos avassaladores causados por eles, a segurança é o fator de principal preocupação não só das empresas, mas também das autoridades e da população.

A Bentley Systems, empresa líder no fornecimento global de soluções abrangentes de softwares para o avanço de infraestruturas, possui soluções que podem ajudar desde a concepção do projeto até o gerenciamento do risco de inundação de barragens. É o caso dos softwares Plaxis, SoilVision Systems, OpensFlows Flood e Mohid Studio.

O SoilVision Systems e o Plaxis são softwares geotécnicos 2D/3D que projetam e realizam análises avançadas de equilíbrio limite e elementos finitos sobre a deformação e estabilidade de solos e rochas, bem como da interação da estrutura do solo, dos lençóis freáticos e do fluxo de calor. As soluções possibilitam criar modelos conceituais consistentes e modelos constitutivos avançados para a simulação de comportamentos de solos não lineares e dependentes do tempo, podendo aplicar pressões hidrostáticas e não hidrostáticas de poros, estruturas de modelos e a interação entre as estruturas e o solo em projetos de todos os tipos, como escavações, fundações, aterros, túneis, minas, barragens e muito mais.

[the_ad id=”54647″]

Os softwares OpensFlows Flood e o Mohid Studio criam simulações determinísticas de inundação, como eventos de rompimento de barragens, ajudando no planejamento de situações de emergência. A ferramenta ainda simula detalhadamente o transporte de sedimentos, tendo em conta a interação entre a tensão de corte gerado pelas ondas e as correntes hidrodinâmicas, e a interação entre os sistemas de águas pluviais e o escoamento superficial, produzindo mapas de perigos de risco de inundação e permitindo a avaliação e a extensão dos danos causados pelo evento.

Com ele, também pode-se avaliar o impacto da mistura dos rejeitos em reservatórios, oceanos e lagos, informando inclusive a qualidade da água. Através da simulação hidráulica são levantados os locais que podem ser afetados, bem como o tempo que a onda atinge as áreas à jusante do barramento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *