Rio Deserto investe em projeto vocacional em Santa Catarina

O propósito deste trabalho é de atuar construtivamente na comunidade de entorno e sociedade, conhecendo a realidade para poder transformá-la

O projeto “Caminhos & Escolhas”, implementado na região sul de Santa Catarina e promovido pela empresa Rio Deserto, foi um dos contemplados pelo 18° Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalurgica Brasileira da revista Minérios & Minerales. O trabalho tem como objetivo contribuir na orientação profissional dos colaboradores e/ou seus familiares, permitindo conhecer as profissões e assim poder ingressar de forma mais segura no mercado de trabalho.

De acordo com os autores do projeto, o programa é voltado preferencialmente para aqueles que têm dúvida em qual área iniciar uma carreira e desejam pensar e tomar decisões sobre suas escolhas profissionais, seja para planejar a carreira, lidar com transições, preparar ou explorar novas possibilidades.O propósito deste trabalho, ainda, é de atuar construtivamente na comunidade de entorno e sociedade, conhecendo a realidade para poder transformá-la, visando à formação de profissionais e cidadãos capazes de atender as demandas atuais e futuras dos setores produtivos.

Ao longo de 2015, a mineradora ofereceu orientação profissional aos colaboradores e/ou familiares, que estão no último ano ou concluíram o período letivo do Ensino Médio, nas escolas públicas ou privadas, contemplando 20 participantes por semestre. Depois de definido o local e o tema do projeto, recorreu-se a produções bibliográficas na área da educação, a artigos e teses, publicados nas últimas décadas, consultas a internet, que possibilitassem suporte e parâmetros para o trabalho.

A verificação da eficácia do projeto Caminhos & Escolhas aos participantes será através do monitoramento e acompanhamento das formas de ingresso dos participantes nas instituições de ensino. A previsão é realizar o contato via telefone/e-mail em 03/2016, para mensurar o número de participantes que iniciaram os estudos, visando uma carreira profissional.

“Este projeto de orientação profissional, desenvolvido dentro das Empresas Rio Deserto, vem somar esforços com escolas, instituições de ensino e universidades que desempenham esse papel, bem como com a sociedade em geral. Além disso, proporciona aos participantes envolvidos um ambiente de reflexão crítica, fazendo com que possam perceber a realidade escolar, as futuras profissões, habilidades e aptidões pessoais e o real mundo do trabalho”, eles destacam que o projeto traz um grande benefício aos jovens e adultos que estão inseguros com relação à escolha profissional e que sentem a necessidade de pensar em oportunidades profissionais, seja por melhores condições de trabalho, qualidade de vida ou de remuneração.

Conheça os autores do projeto

Alice Constantino Joaquim, Analista de Recursos Humanos. Psicóloga pela Universidade do Sul de Santa Catarina, especialista em Coaching Personal e Profissional pela Sociedade Brasileira de Coaching. Especialista em Gestão Estratégica Empresarial pela Escola Superior de Criciúma. Analista de Grafologia.
Juliano Rene Colonetti, Assistente Administrativo. Graduado em processos gerenciais pela Associação Educacional Leonardo da Vinci. Colaborador desde 2015, realizando atividades administrativas diversas.
Luzia de Fátima Smania Lipp, Assistente Comercial Pleno. Formação de ensino médio completo. É colaboradora desde 1996, atuando no controle do desempenho do produto e financeiro, realizando o monitoramento de cadastros e notas fiscais de empresas junto aos clientes e representantes.
Mayte Dezan Domingos, Assistente Departamento Pessoal. Graduada em Ciências Contábeis na Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina. É colaboradora desde 2013, realizando rotinas de departamento pessoal, atendendo às demandas de todas as unidades produtivas das Empresas Rio Deserto.
Sandrelí Vieira de Jesus, Engenheira Agrimensora e Secretária Executiva da AAS Assessoramento Executivo e Computação SS, prestadora de serviços às Empresas Rio Deserto. Graduada em Engenharia Agrimensura e Secretariado Executivo e pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. É colaboradora das Empresas Rio Deserto há 34 anos. Desde 2009, atua como Secretária Executiva.
Vera Aparecida Ferreira, Secretária Executiva. Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade do Extremo Sul Catarinense e pós-graduada em Secretariado Executivo e em Gestão de Pessoas e Processos pela Faculdade Cesusc de Florianópolis (SC). Atua na profissão há 26 anos e está como colaboradora das Empresas Rio Deserto há aproximadamente um ano.

Leia a íntegra no site

Leia na íntegra o trabalho “Caminhos & Escolhas”.

Fonte: Revista Minérios & Minerales

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *