Notícias

Projeto para a CSN é premiado por inovação ao utilizar redes neurais na siderurgia

O projeto de Sistema de Controle de Panelas (Sipan) elaborado pela Radix para a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que começou em 2011, tinha como objetivo monitorar as panelas de produção de aço. A Radix utilizou da tecnologia de rede neural para calcular o índice de encharque que, em linhas gerais, pode ser utilizado para indicar a melhor panela a ser utilizada em uma determinada corrida de produção de aço. Contudo, logo a ideia evoluiu e foi desenvolvido um sistema de automatização. “Além do acompanhamento e posicionamento da vida útil das panelas, com a utilização da tecnologia de rede neural é possível que o próprio operador verifique o percentual de índice de encharque e a vida útil dos componentes das panelas, acompanhando a deterioração, e, assim, podendo decidir qual panela utilizar no momento certo”, explicou o coordenador técnico da Radix, Leidson Germano.

Ao participar dos congressos da Associação Brasileira de Metalurgia (ABM), a CSN apresentou o case do projeto da Radix e chamou a atenção da associação, que destacou o projeto na categoria de inovação da revista ABM e, também, da Primetals, que premiou a CSN com uma viagem à Alemanha, possibilitando que a siderúrgica participe da feira de tecnologia industrial Hanover Messe.

O evento ocorre anualmente na cidade de Hanover e reúne executivos para discutir as inovações e avanços tecnológicos. Este ano, será do dia 25 ao dia 29 de abril.

Fonte: Redação MM

0

Comentar