Sistema monitora nível de óleo hidráulico em caminhão fora de estrada

O caminhão fora de estrada Caterpillar 793, modelos C e D, com capacidade de 240 t, é usado em diversas minas da Vale, como na do Sossego, em Canaã dos Carajás (PA).
Entre as principais funções do sistema hidráulico do equipamento estão o acionamento dos cilindros e elevação da báscula ocasiona além da indisponibilidade, alto custo com manutenção.
Quando ocorre uma diminuição do nível de óleo do tanque hidráulico devido a vazamento ou qualquer outra falha, pode ocorrer a entrada de ar no sistema causando dano nas bombas e travamento dos grupos de válvulas.
Como o sistema de freio também é refrigerado pelo óleo hidráulico, pode ocorrer superaquecimento dos freios devido a baixo fluxo de óleo. Caso o vazamento seja severo e o operador não o note e desligue o caminhão imediatamente, ocorre o dano catastrófico, que é a falha de todo o sistema hidráulico e de freio com contaminação total.

Sistema de monitoramento

A partir da instalação do sensor quando o óleo hidráulico atingir uma marca abaixo do ideal, porém segura para o desligamento do caminhão, o operador é alertado pelo visor do VIMS (Sistema de gerenciamento visual).
O circuito elétrico teve a inclusão das peças aplicadas, conforme pode ser observado a seguir.
Circuito e os pontos de possíveis danos

Conclusão

A melhoria está sendo implantada em toda a frota de caminhões. A expectativa é ter um ganho considerável com redução de danos em bombas e reforma de componentes associados ao sistema hidráulico. Os ganhos ainda estão sendo mensurados.
Autor: Hugo Amaro Pereira Silva.

Fonte: Revista Minérios & Minerales

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *