Nexa recebe 1º lugar em Prêmio Ibram dedicado à segurança do trabalho

 
Projeto vencedor foi desenvolvido na unidade de Três Marias e destaca o comprometimento de todos os níveis da empresa na difusão da cultura de segurança. A Nexa foi a vencedora da quarta edição do Prêmio “Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho na Mineração 2018”, promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). O trabalho “Fortalecendo  alianças – um compromisso pela vida” ficou em 1º lugar na categoria “Ferramentas de Gestão de Riscos Associadas à SST – Melhores Práticas”. A cerimônia de premiação ocorreu na última terça-feira (04/12), na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte.
O prêmio do IBRAM busca reconhecer práticas bem-sucedidas de promoção da saúde e segurança dos trabalhadores do setor mineral. Os trabalhos foram avaliados por um júri composto por quatro especialistas do setor, considerando critérios como: grau de inovação, comprovação dos resultados, envolvimento dos empregados e impactos das ações em outros setores da empresa.
O trabalho ganhador foi desenvolvido na unidade da Nexa em Três Maria, Minas Gerais. De acordo com Guilherme de Freitas, Coordenador de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da unidade, a principal característica do projeto apresentado é a atuação direta das lideranças na prevenção de acidentes: “O líder imediato tem a responsabilidade de conhecer sua área e sua equipe e a partir disso estabelecer compromissos com ela. O acompanhamento é fundamental para a evolução do comportamento, contribuindo para a redução dos acidentes e para estabelecer uma cultura cada vez mais forte de segurança”, explica.
Como parte das mudanças implementadas, Guilherme destaca a criação de um momento entre líder e liderados dedicado especialmente à segurança: “É uma conversa franca e individual, que dá a devida importância ao tema e estabelece compromissos mútuos”, conta. As reuniões acontecem diariamente e tem o objetivo de envolver os empregados na conscientização e disseminação das práticas de segurança, além de ouvir os relatos de quem vivencia as questões de segurança mais de perto.
Para Reinaldo Simões, professor do curso de Engenharia de Segurança da USP e jurado do prêmio, o que chamou atenção dos avaliadores no trabalho foi a proposta de trabalhar a estrutura da empresa: “A Nexa conseguiu implementar algo muito difícil, que é a mudança de cultura da organização. Nos impressionou o desdobramento desse processo, que envolveu a alta liderança e foi descendo na hierarquia até o nível operacional, se espalhando em todas as áreas”. Quanto às inovações oferecidas ao tema, Reinaldo explica que o conceito de inovação não está associado necessariamente à criação de novas tecnologias: “É possível usar métodos tradicionais com uma aplicação inovadora.
Nesse caso, a implementação de estratégias consagradas, como workshops e reuniões, foi realizada com eficácia e proporcionou resultados significativos e permanentes, demonstrados através de evidências mensuráveis”, relata.
Além da Nexa, também foram premiadas na mesma categoria as empresas ArcelorMittal e Vale. Os vencedores de cada categoria do prêmio terão a oportunidade de apresentar os trabalhos na 18º Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), que ocorrerá em setembro de 2019.

Sobre a Nexa

A Nexa é uma mineradora global que faz parte do Grupo Votorantim. Está no dia a dia da sociedade – seja no cobre dos carros, no dos celulares; no zinco das plantações e no dos aviões. Desde 1956 atua no mercado de metais não ferrosos. Hoje, é uma das principais mineradoras do mundo, com ações negociadas nas bolsas de Nova Iorque e Toronto sob  o símbolo que é exatamente o seu nome: (NEXA).
 
 
 
 

Leia mais notícias sobre a Nexa:

Projetos dão melhoria operacional e de produtividade à unidade industrial da Nexa Resources
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *