Notícias

M&T Expo: Komatsu planeja projetos de caminhão autônomo para o Brasil

 

komatsu

A Komatsu informou durante a M&T Expo 2018, realizada em São Paulo (SP), de 26 a 29 de novembro, que a experiência da Komatsu em tecnologia autônoma nos últimos 10 anos em diversas operações no mundo abre oportunidades para a realização de projetos de veículos autônomos para mineração no Brasil.

Guilherme Santos, executivo da Komatsu na área de mineração, explicou que seus principais clientes buscam na tecnologia autônoma solução para maior segurança e produtividade em suas operações, o que viabilizaria a implementação desta tecnologia no Brasil para a qual a Komatsu é pioneira.

“A projeção é de que daqui a três anos a automação em caminhões e perfuratrizes caminhe rápido no Brasil”, avalia Guilherme. De acordo com ele, outro assunto que deve dominar a pauta do setor é a redução do consumo de óleo diesel e emissão de CO2.
“Há metas rigorosas de mineradoras para levar a quase zero nas próximas décadas o consumo de óleo diesel em determinadas operações”, afirma Guilherme.

O executivo explicou que voltou a ser atrativo adquirir equipamentos no Brasil. “Existe uma tendência hoje de substituição de frota ao invés de reforma de máquinas”, diz. “Um equipamento novo tem custo operacional baixo, novas garantias, melhor desempenho e baixa manutenção”.

Recentemente, a Komatsu adquiriu a Joy Global para expandir sua área de mineração. O valor da transação foi de aproximadamente US$ 3,7 bilhões.
Segundo a empresa, a combinação de equipamentos de mineração de superfície da Komatsu com as marcas recém-adquiridas de produtos de superfície e subterrâneos permitirá oferecer uma gama maior de soluções de mineração aos clientes.

 

 

 

Leia mais notícias sobre a Komatsu:

Minexpo2016: Komatsu Mining exibe caminhão autônomo sem cabine de operador

Komatsu adquire Joy Global

Minas-Rio obtém melhor resultado de frenagem na frota de caminhões Komatsu

0

Comentar