Projeto do Engenheiro de Minas Sênior da Mineração Usiminas é escolhido pelo júri do Prêmio de Excelência 2019

O projeto “Produção de Pellet Feed por flotação com alimentação 100% composta de rejeitos provenientes de barragem e pilhas de estoque” foi um dos escolhidos pelo Júri independente do 21º Prêmio de Excelência, da Revista Minérios & Minerales. Premiação que já está em sua 21ª edição.

Graduado em Engenharia de Minas pela UFMG em 2008. André Nogueira possui experiência na concepção e otimização de processos de beneficiamento de minérios, com conhecimento avançado em ferramentas de controle avançado e simulação de processos minerais. Possui certificação em Green Belt e pós graduação em Gestão de Projetos pelo IETEC. Atuou na CEMI de 2008 a 2013, na Worley Parsons de 2013-2014 e nas operações da Samarco de 2014-2016 e atualmente na MUSA.

Saiba um pouco sobre o projeto premiado:

O rejeito é uma consequência inevitável dos processos de tratamento a que são submetidos os minérios, sendo gerados, paralelamente, ao material de interesse. Sendo assim, esse material é motivo de preocupação cada vez maior nas empresas, que buscam minimizar os impactos ambientais e os custos associados aos processos de disposição, contenção e fechamento de barragens de rejeito. Neste contexto, a Mineração Usiminas, visando o aproveitamento destes materiais, investiu em 2013 na implantação de uma planta de beneficiamento de rejeitos de minério de ferro com capacidade de produzir até 4 Mtpa de Pellet Feed. O objetivo deste trabalho é descrever a rota de tratamento destes materiais bem como os desafios enfrentados e soluções propostas para retomada da produção em 2017, no que diz respeito à operação da usina de beneficiamento. Além dos resultados positivos obtidos em termos de produção e qualidade de produto, a recuperação dos estoques de rejeito aumentou a vida útil do empreendimento, e apresentou uma solução de desenvolvimento sustentável das operações.

Esse projeto fará parte da grade de palestras do Workshop Redução de Custos na Mina e na Planta 2019. Inscreva-se

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *