Blog

Martin Engineering – Investir em segurança é prioridade

A Martin Engineering é uma empresa pioneira no desenvolvimento e aplicação de soluções de limpeza de correias da indústria, raspadores, pontos de transferência, auxílio de fluxo, controle e gerenciamento de pó, vibradores industriais e descarregamento de vagões.

No seu trabalho apresentado no 9º Workshop, a empresa ressaltou o desenvolvimento de produtos que permitem que o manuseio de materiais a granel seja mais limpo, seguro e produtivo. De acordo com a Martin, existe um dever legal do empregador em proteger os trabalhadores de riscos ocupacionais. Porém, para tanto é necessário conhecer os riscos e saber como evitá-los e, assim, ser capaz de reduzi-los.

Os trabalhadores devem se sentir parte da política de segurança da empresa. Por outro lado, os trabalhadores têm papel crucial em garantir a própria segurança e a de seus colegas.
Tolerar atos inseguros, normalmente por colegas de trabalho, afeta sua própria segurança e a da empresa, de acordo com a Martin. Ao criar uma cultura de segurança a partir de baixo, é mais fácil persuadir os que estão no topo, se a cultura de segurança não for a ideal. Se uma empresa não criar uma cultura de segurança eficaz, dependerá apenas do bom senso individual de seus funcionários para evitar acidentes.

A Martin Engineering avalia que as principais causas das lesões e acidentes, entre outros, na empresa são a cultura de design deficiente e falta de tecnologia; procedimentos precários ou não usados; compras na base do preço; muitas regras; e pessoal pouco qualificado.

A justificativa para investir em segurança está relacionada aos custos de mão-de-obra e matérias-primas, além dos investimentos em operação e manutenção dos equipamentos, além do custo gerado pelo afastamento de funcionários, tratamento médico etc.

Willian Valadão, Gerente Nacional de Serviços

0

Comentar