Martin destaca sistema inteligente de raspadores

A Martin irá apresentar seu sistema inteligente de raspadores desenvolvidos para reduzir custos com consumo de lâminas e também desgaste nas correias transportadoras por atrito do sistema de limpeza. O equipamento consiste na automação dos tensionadores pneumáticos dos raspadores. Isso pode ser feito através de um painel, que receberá sinais de “correia operando com carga” ou “correia operando em vazio” e transformará em ações para ativar ou desativar os raspadores automaticamente.

Quando o transportador estiver operando sem carga, o sistema inteligente irá desativar os raspadores automaticamente, e quando o transportador estiver operando com carga, ocorrerá o contrário, os raspadores serão ativados automaticamente. O sistema funciona por meio de um sinal emitido pelo sensor de presença enviado para a central do sistema pneumático localizado dentro do painel.

O equipamento foi instalado em uma mina, localizada próxima ao Porto de Itaqui (MA). Antes da aquisição do novo sistema, a mineradora tinha um alto consumo de lâminas e sofria com desgastes prematuros nas correias transportadoras. A vida útil das lâminas era de aproximadamente cinco meses e os custos ultrapassavam R$ 3 milhões anuais, sem contar os possíveis custos com acidentes de trabalho.

Raspadores inteligentes reduzem o consumo de lâminas e o desgaste das correias

Com a implementação a empresa obteve um aumento da produtividade da inspeção e manutenção de raspadores (redução no tempo de inspeção e regulagem dos raspadores); aumento de vida útil da correia transportadora; aumento de vida útil das lâminas raspadoras; redução da exposição dos empregados a riscos para a saúde e segurança na área operacional (redução da quantidade de inspeção realizada mensalmente).

Fonte: Revista Minérios & Minerales

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *