Maria Teresa Garcia Carvalho Marques – Engenheira de Minas

“Minha trajetória na engenharia começou desde cedo, quando ainda no colégio me identificava com disciplinas das ciências exatas. Não tive dúvidas ao seguir meu caminho em busca do reconhecido título de engenheira, que para uma mulher de fibra como eu, soa como música aos ouvidos.

Historicamente, o ramo da engenharia tem sido composto em grande maioria por homens e nos dias atuais cabe à nós conquistarmos nosso espaço demonstrando o quanto somos qualificadas para tal.

Me formei, e uma semana depois fui contratada como engenheira de minas na Mineração Varginha. Atualmente, coordeno o Departamento de Geologia, Engenharia e Meio Ambiente, responsável pelo gerenciamento de mais de 300 processos minerários que contemplam diversas substâncias minerais, atuo efetivamente em novos negócios (BI) e participo do desenvolvimento de pesquisas junto à equipe de prospecção.

Sempre em busca de aperfeiçoamento, tive a oportunidade de realizar diversos cursos e participar de eventos que abriram caminhos para minha jornada no setor minerário. Desde então, foram Congressos, Feiras, Workshop e networking que renderam parcerias com empresas como a CBMM, a publicação de um artigo no WCSB8 e a oportunidade de palestrar aos alunos da universidade que me graduei (Universidade Federal de Alfenas).

Concomitantemente ao fim da graduação, iniciei a Pós-Graduação em Engenharia Mineral na Poli-USP, na qual meu projeto abrange técnicas de amostragem para aprimoramento dos protocolos de pesquisa de bauxita em todo o país, e, aos 26 anos pretendo obter o tão esperado título de mestre para que eu possa iniciar novas especializações em 2020, afinal, quem se acomoda perde a capacidade de indagar.

A você, mulher atuante na mineração, nunca permita que alguém a subestime e jamais desista dos seus sonhos, pois juntas continuaremos a revolucionar o setor.”

9 comentários em “Maria Teresa Garcia Carvalho Marques – Engenheira de Minas

  • 18 de abril de 2019 em 15:21
    Permalink

    Parabéns Maria Teresa! Desejo cada dia mais sucesso e força na sua trajetória e quem sabe trabalharmos juntos um dia! Grande Abraço!

    Resposta
  • 18 de abril de 2019 em 15:27
    Permalink

    Parabéns Maria Teresa!! Voce sempre foi dedicada! E agora está colhendo os “louros”!!

    Resposta
    • 18 de abril de 2019 em 21:44
      Permalink

      Parabéns minha filha. Você sempre me surpreendendo com suas conquistas. Muito sucesso ainda está por vir. Esse caminho que escolheu é para você mesmo. Mulher guerreira, forte e que nunca desistiu de nenhum sonho, por mais difíceis que sejam. Realizar sonhos são metas de muitas pessoas…… masssssss só os fortes conseguem e VOCÊ É UMA a escolhida pelos olhos de DEUS. Te amo ❤️💕

      Resposta
  • 18 de abril de 2019 em 15:56
    Permalink

    Conheço a Maria Teresa algum tempo! Ela realmente é muito dedicada e merece todo o respeito em sua área!
    Parabéns!

    Resposta
    • 18 de abril de 2019 em 21:16
      Permalink

      Maria Tereza quero parabenizá-la pela profissional que você se tornou. Você merece todo sucesso. Pois sempre foi uma pessoa dedicada e focada nos seus objetivos.

      Resposta
  • 18 de abril de 2019 em 21:22
    Permalink

    Tenho muito orgulho da pessoa e profissional incrível que você é! Tive o privilégio de estudar com você durante três anos e de ter como minha amiga! Parabéns Te. Eu conheço sua garra, determinação e atitude e sempre tive certeza que sua trajetória seria de muito sucesso! Você é poderosa!

    Resposta
  • 18 de abril de 2019 em 21:53
    Permalink

    Parabéns Maria Teresa, tenho certeza que você brilhará sempre em sua carreira pois é uma mulher determinada e dedicada!

    Resposta
  • 19 de abril de 2019 em 10:56
    Permalink

    Tenho a oportunidade de conviver com a Maria desde os tempos de graduação, hoje em dia no mestrado e na vida profissional. Ser humano e profissional de diversas qualidades. Entre elas a que mais destaco é a boa vontade sempre em ajudar quem está ao seu redor, compartilhando seu conhecimento adquirido com o próximo muitas vezes sem ter recompensa alguma, pelo simples fato de ajudar.
    Continue sempre nesse caminho, pois “compartilhar conhecimento é a melhor forma de multiplicar riquezas”.
    Parabéns pela sua trajetória e muita luz na sua caminhada!

    Resposta
  • 22 de abril de 2019 em 10:05
    Permalink

    Parabéns pelo artigo, Maria Teresa!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *