Jussara trabalha na Samarco há 12 anos

“Sou Jussara Alves S. de Sousa, trabalho na Samarco Mineração há quase 12 anos, onde atuo como operadora de equipamentos. Morava em Belo Horizonte e estava me preparando para me casar, quando meu esposo a poucos dias do casamento, recebeu uma proposta de trabalho na Mineradora Vale, em Mariana. Nos mudamos e iniciamos uma vida muito diferente de nossa rotina em Belo Horizonte. Passamos por algumas dificuldades de adaptação no começo, mas desistir nunca foi uma opção. Trabalhei por um curto período em empresas prestadoras de serviço na Samarco, quando em 2007 tive uma grande oportunidade de me ingressar nesta empresa. Desde o primeiro momento em que tive contato com a rotina minerária me encantei, pois sabia da importância do nosso setor no desenvolvimento do país e do mundo.

Quando iniciei na empresa operava caminhão, pouco tempo depois tive a oportunidade de aprender a operação de outros equipamentos, como escavadeira, carregadeira, dentre outros. Sinto-me privilegiada, acredito que poucas pessoas tenham a mesma oportunidade que eu e meus companheiros tivemos. Também tive a oportunidade de trabalhar em outras áreas da empresa, o que me proporcionou um conhecimento mais amplo na área da mina com o controle/gerenciamento dos equipamentos. Após o acidente trabalhei junto ao almoxarifado, o que me proporcionou uma visão macro de toda a rotina de ativos e serviços da empresa.

Foi um momento muito difícil para todos nós quando aconteceu o rompimento da barragem, pois todos estavam inseguros e receosos com o que poderia acontecer conosco, os trabalhadores. Esse fato me trouxe um grande aprendizado pessoal, pois valorizo cada conquista, mesmo que seja a mais simples.

Desejo que a Samarco volte a produção e que consiga reconquistar a confiança e o respeito da sociedade e do mercado. E que nessa nova etapa eu tenha oportunidade de crescimento profissional e  aprendizados dentro da empresa.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *