Equipamentos híbridos avançam em nichos do mercado

Augusto Diniz – Las Vegas (Estados Unidos)
O desenvolvimento de equipamentos híbridos – movidos a bateria e a combustível – ou totalmente elétricos, parece ser um caminho sem volta. Na Conexpo 2017, realizada em março, mais uma vez em Las Vegas, Estados Unidos, houve demonstração de projetos e conceitos em andamento nesse campo na indústria de máquinas.o grupo, aliás, estuda várias iniciativas nessa área em outros segmentos de atuação, como ônibus urbanos. Na feira, a marca sueca apresentou uma caçamba de rodas elétrica e autônoma, monitorada a distância.

O projeto vem sendo desenvolvido em uma pedreira da Skanska, na Suécia, e tem capacidade de reduzir emissões de carbono em até 95% e 25% em TCO, que é o chamado custo de ciclo de vida do ativo.
O conceito é trabalhar com equipamentos menores, mas elétricos. Neste projeto, várias caçambas de 10 t irão operar num circuito de carregamento de rocha, da frente de lavra à britagem.
As outras máquinas de operação neste mesmo projeto seriam híbridas, como as carregadeiras e escavadeiras. A prática é voltada ao mercado de agregados e pode ser adotada em caráter comercial em cinco anos. O protótipo da caçamba elétrica já está na segunda geração de aprimoramento, e uma das diferenças é que o novo equipamento possui um

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *