Aveva – Salto digital na gestão de operações de ativos

A Aveva, pertencente ao grupo Schneider Electric, apresentou solução padronizada de gestão de ativos, com exemplos de diversos sites operacionais de mineração ao redor do mundo. A ferramenta é capaz de obter, de forma contínua e on-line, medições, análises e relatórios de perdas de produção devido às variáveis na operação de equipamentos.

Além disso, a solução é capaz de realizar análise de 2018causa raiz das utilizações “não ideais” dos recursos de equipamentos. Com ela é possível ainda ter integração completa com outros sistemas. Essa solução tem o nome de Ampla MOM (Manufacturing Operations Management).

Os serviços incluem consultoria da Aveva, execução do projeto, treinamento e suporte. Com uma abordagem modular, funcionalidades podem ser adicionadas de forma incremental para apoiar programas de melhoria contínua, sem impactar nas operações existentes.

A solução pode definir a taxa máxima sustentável para processos, que podem diferir de site para site.

Assim, alcança-se o nível apropriado de captura automatizada de dados pelas camadas de instrumentação e coleta de dados; padronização do modelo de uso de tempo, códigos de causa e matriz de classificação em todas as operações; e adoção das novas práticas de trabalho com base nas extensas experiências de trabalho de técnicos e engenheiros para cada operação.

Os resultados envolvem melhorias significativas na produtividade; exposição das restrições do processo (gargalos) e também de ganhos de eficiência; fornecimento de análise de causa raiz clara; clareza de métodos para alcançar produtividade ideal; e impulso para a melhoria da utilização dos ativos, recursos e processos.

A solução MOM permite ainda a integração completa entre chão de fábrica e ERPs; otimização dos planos de manutenção; fechamento contábil e financeiro em poucas horas; custos de produção precisos e em tempo real; e abertura de solicitação de manutenção automática e aviso de falhas identificadas no sistema de controle.

A ferramenta foi aplicada com sucesso na MMG, em cinco operações da mineradora no mundo. O projeto já conseguiu entre 10 e 20% de melhoria de capacidade global do grupo.çar produtividade ideal; e impulso para a melhoria da utilização dos ativos, recursos e processos.

A solução MOM permite ainda a integração completa entre chão de fábrica e ERPs; otimização dos planos de manutenção; fechamento contábil e financeiro em poucas horas; custos de produção precisos e em tempo real; e abertura de solicitação de manutenção automática e aviso de falhas identificadas no sistema de controle.

A ferramenta foi aplicada com sucesso na MMG, em cinco operações da mineradora no mundo. O projeto já conseguiu entre 10 e 20% de melhoria de capacidade global do grupo.

 

 

 

 

 

 

Cauê Fontana, Sales Manager Minerals Metals Mining

Notícias relacionadas

Gestão de barragens de rejeito será debatida no 9º... Barragens de rejeitos são estruturas complexas e dinâmicas. Os desafios para gerir esses reservatórios serão debatidos ao longo da programação da 9º e...
Melhorias operacionais — inclusive em DMT — impact... O objetivo deste texto é apresentar trabalhos de redução de custo na empresa CSN Mineração através de melhorias operacionais, demonstrando as principa...
Vale adota sistema integrado de gestão em suas 149... Augusto Diniz – Belo Horizonte (MG) Para gerir suas 149 barragens, sendo 109 em operação ou em implantação e 40 inativas, de 27 minas pelo Brasil, a ...
Gestão de alarmes em sistema supervisório reduz so... Ana Paulo Campos, Claudia Souza Oliveira e Luiz Rogério de Freitas Jr.* Esse artigo apresenta a metodologia aplicada ao gerenciamento de alarmes do s...
0

Comentar