Andritz propõe soluções para barragens de rejeitos

Nos últimos anos o interesse sobre as tecnologias empregadas na disposição de rejeitos aumentou desde o incidente ocorrido em 2010 na Hungria. Garantir a segurança dos colaboradores e comunidade, além de todo o meio ambiente envolvido no processo da mineração deve ser a prioridade deste mercado.

Ao mesmo tempo em que a barragem de rejeitos continua sendo utilizada para o processo de mineração, ela não é a única escolha disponível. O tratamento de rejeito pode seguir por vias singulares, que são mais seguras e que respeitam a legislação ambiental para mineração.

Uma das possibilidades é o empilhamento do rejeito à seco através do uso de tecnologias como o filtro prensa, já fornecido pela Andritz para mineradoras brasileiras, com reaproveitamento de até 95% da água para os diversos processos da mineradora.

A Andritz tem focado na união de tecnologia, inovação e excelência em seus equipamentos. Cada tipo de rejeito exige a utilização de uma lona de filtração específica no filtro prensa para atender a demanda em altos níveis de produtividade.

Para contornar essa questão, a Andritz realiza testes in loco, com equipamentos móveis. Além disso, o laboratório localizado em Pomerode

(SC) é tecnicamente estruturado para a realização de ensaios com amostras do rejeito nas diferentes tecnologias para desaguamento de rejeito e concentrados como: filtro prensa, lonas de filtração, filtro hiperbárico, filtro esteira, filtro esteira à vácuo, espessadores e decanter tipo A.

Além disso, as opções de lonas de filtração para filtro prensa produzidas pela Andritz, podem ser aplicadas nas mais variadas áreas, de modo que se adaptam às mineradoras e beneficiadoras independente de seu porte.

Como diminui as probabilidades de acidentes, traz segurança ampliada para as empresas e comunidade, melhor atendimento às obrigações legais e de proteção do meio ambiente, contribuindo no desenvolvimento sustentável da mineração.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *