ABB crê no avanço da digitalização na mina e na planta no país

A ABB lançou recentemente um portfólio específico de soluções à mineração. A estratégia é atender todas as etapas de mineração com um conjunto de ferramentas voltadas à eletrificação, acionamentos, automação, aplicações digitais e serviços colaborativos.

Com o nome de ABB Ability MineOptimize, o portfólio de soluções à mineração atende desde a concepção e construção da operação até a manutenção na mina e na planta.

Marcos Hillal, responsável pela automação industrial no segmento de mineração na ABB, explica que a transformação digital já é uma realidade e tem potencial de expansão grande no setor.

Segundo o especialista, esse conjunto de soluções são de última geração e envolvem serviços remotos, manutenção preditiva e atualizações diversas, promovendo produção segura, redução de custos operacionais, eficiência energética, otimização de processos e visibilidade das operações.

Ele destaca que há forte tendência de digitalização na mina e na planta no país por conta da busca por maior produtividade das operações.

Marcos analisa que muitas vezes a operação até coleta as informações, mas não consegue transformar os dados em algo útil à companhia. Com a digitalização, isso torna-se possível.

A ABB conta com centros de excelência capaz de oferecer remotamente auxílio nas operações que usam suas soluções. Além disso, os dados estão seguros na nuvem, um item visto pelas empresas na era da internet vulnerável.

As minas de zinco e cobre de Garpenberg, na Suécia, da Boliden, possuem elevada taxa de automação e são consideradas benchmarking de operação digital em mineração da ABB no mundo. (Augusto Diniz)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *