Dedicada à Redução de Custos, Aumento de Produtividade e Manutenção Industrial na Mina e na Planta
Dedicated to Cost Reduction, Productivity, Industrial Maintenance at the Mine and Plant
Youtube
Twitter
Flickr
Youtube
Contact
 
Programa Ver e Viver
O investimento social vem ganhando força por sua aceitação junto às comunidades. E tão importante quanto desenvolver um programa social é o fato de a empresa estar sempre atenta às necessidades locais e focar no que realmente faz a diferença. Por esta razão, a ArcelorMittal, através de sua Fundação, optou por concentrar seus esforços na formação de crianças e adolescentes para que se tornem cidadãos mais conscientes, produtivos e participativos, ao investir em educação, saúde, cultura e esporte.
 
Dentre os programas existentes, está o Ver e Viver, que busca detectar e tratar problemas visuais em alunos
do ensino fundamental. Testes de acuidade visual são aplicados por educadores e profissionais de saúde capacitados e, em caso de necessidade, os estudantes são encaminhados a consultas médicas.
 
O programa, que inclui a doação de óculos, influencia diretamente o rendimento escolar de crianças e adolescentes que poderiam ter a aprendizagem prejudicada por algum problema visual. O Ver e Viver foi implementado em 1997 pela ArcelorMittal Piracicaba, em Piracicaba (SP). A partir de 2000, foi expandido e passou a ser gerido pela Fundação ArcelorMittal Brasil.
 
INTRODUÇÃO
 
A ArcelorMittal Mineração Brasil desempenha suas atividades, atualmente, a partir de duas unidades mi-neradoras de minério de ferro: Mina de Serra Azul, situada em Itatiaiuçu (MG), e Mina do Andrade,
em Bela Vista de Minas (MG), sendo os dois locais o objeto de estudo. Juntas, as duas unidades
possuem capacidade produtiva instalada de 680 mil t/ano de minério de ferro granulado e de 7 milhões de t de minério de ferro fino (sinter feed). As operações da Mina do Andrade iniciaram-se em 1936 e da Mina de Serra Azul, em 1974, sendo que em 2009 e 2008, respectivamente, foram adquiridas pela Arcelor-Mittal, juntando-se ao maior grupo siderúrgico do mundo.
 
A mineração é um dos setores básicos da economia do País, contribuinte de forma decisiva para o bem estar
e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, além de fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade igualitária, desde que operada com responsabilidade social e mantendo sempre presentes os preceitos de desenvolvimento sustentável. Dessa forma, faz-se fundamental o investimento em programas e ações que gerem algum tipo de benefício às comunidades de entorno, como é o caso dos programas sociais.
 
Nos últimos cinco anos, a ArcelorMittal Mineração Brasil já implementou nove programas, como o Programa
Ensino de Qualidade, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, Programa de Educação Afetivo-Sexual,
Programa de Xadrez, Ver e Viver, Cidadãos do Amanhã, Vida Mais Segura, ArcelorMittal Cultural e Diversão em Cena. Este trabalho terá o programa Ver e Viver, como foco.
 
DESENVOLVIMENTO
 
A ArcelorMittal Mineração Brasil, por meio do programa Ver e Viver, possibilita que crianças e adolescentes
vejam o mundo de uma forma diferente. A iniciativa, conduzida em parceria com a Fundação ArcelorMittal,
Abertta Saúde, escolas municipais e secretarias de saúde e educação, oftalmologistas e óticas dos municípios atendidos oferece consultas oftalmológicas gratuitas a estudantes do 1° ao 9° ano do ensino fundamental. O processo é realizado em três etapas:
 
Consultas oftalmológicas nas áreas de influência
 
1. Triagem: A primeira triagem é conduzida pelos próprios professores. Para isso, eles recebem capacitação prévia.
 
2. Consultas oftalmológicas: Após a triagem, os alunos que foram considerados com suspeita de alguma dificuldade no teste, são direcionados a um profissional especializado, contratado pela empresa.
 
3. Doação de óculos: Caso o oftalmologista detecte problemas visuais, os alunos, que necessitarem, receberão os óculos no grau específico, podendo ainda escolher a cor e o modelo da armação, conforme disponibilidade da ótica contratada. Esta proposta parece simples, mas ajuda a incentivar a criança na utilização das lentes. Em Itatiaiuçu, região de atuação da ArcelorMittal Mineração Brasil - Mina de Serra Azul, mais de 2.000 (dois mil) alunos participaram da triagem e, até hoje, 504 (quinhentos e quatro) foram encaminhados para consulta oftalmológica e 194 (cento e noventa e quatro) óculos foram doados aos que apresentaram necessidade.
 
Já em Bela Vista de Minas, região de atuação da ArcelorMittal Mineração Brasil – Mina do Andrade, também
foram triados mais de 2.000 (dois mil) alunos, sendo que 269 (duzentos e sessenta e nove) consultas foram realizadas e 78 (setenta e oito) crianças receberam óculos.
 
Assim, não basta uma empresa se instalar em um local, se fazer presente em uma região e entender que
oferecer empregos e pagar taxas é suficiente. Manter o bom relacionamento com as partes interessadas é papel fundamental para o sucesso de qualquer atividade, especialmente em se tratando do segmento de mineração, que ainda sofre muita discriminação, devido aos impactos percebidos.
 
*Fernanda Garcia de Oliveira é analista de comunicação no segmento de mineração da ArcelorMittal.


sexta-feira, 23 de junho de 2017
Fonte: Revista Minérios & Minerales
Publicidade
  • newsletter MM
  • Boart Long Year
  • JLG
  • Voestalpine
  • JLG
  • Banner Esco
  • Mineiração
  • britanite
  • Tecnologia do Concreto
  • MSA
  • IM Mining
  • martin
  • VIII Workshop
  • Sandivk
  • Tega
  • banner da Osisoft
  • contato internacional
  • JLG
A republicação e divulgação de conteúdos públicos são permitidas, desde que citados fonte, título e autor. No caso dos conteúdos restritos, não é permitida a utilização sem autorização do responsável. É totalmente livre a citação da URL do Portal (http//www.revistaminerios.com.br) em sítios e páginas de terceiros.
© 2017 - Revista Minerios - Todos os direitos reservados.
L2 Comunicação e Tecnologia