Dedicada à Redução de Custos, Aumento de Produtividade e Manutenção Industrial na Mina e na Planta
Dedicated to Cost Reduction, Productivity, Industrial Maintenance at the Mine and Plant
Youtube
Twitter
Flickr
Youtube
Contact
 
Anglo American investe em iniciativas de reaproveitamento de água
A empresa apoia projetos focados na gestão sustentável da água em suas operações e também nas comunidades locais
 
A gestão de recursos hídricos é uma das preocupações da Anglo American, que desenvolve uma série de iniciativas voltadas para redução do consumo em suas operações, além de contribuir com projeto de melhoria na disponibilidade hídrica das bacias de abastecimento dos municípios e comunidades onde atua
.
Nas operações de nióbio, por exemplo, a companhia avançou no processo de reutilização de água e na redução de consumo. “Um conjunto de reservatórios de rejeitos permite a recirculação de todos os efluentes gerados, reciclando aproximadamente 91% de toda a água consumida, otimizando a captação de água”, afirma Cleres Sampaio, diretor de Nióbio.
 
Além disso, uma série de iniciativas implantadas nas plantas de beneficiamento durante o ano de 2015 permitiram uma redução de 25% no consumo global de água nova em 2016.
 
Na unidade de Fosfatos, em Ouvidor (GO), a taxa de água recirculada de barragem e espessadores é superior a 90% e no ano de 2016, a companhia conseguiu aumentar ainda mais esta taxa com a implantação de inovações tecnológicas em seus processos. Elas possibilitaram reduzir a utilização de água no transporte de rejeitos ao reservatório da companhia.
 
Na planta química de Fosfatos, em Catalão (GO), destaca-se que 100% dos efluentes industriais são tratados e posteriormente, reutilizados no processo produtivo, o que reduz a captação de água nova em 150m³/h. “Essas ações evidenciam nossos esforços para implantar boas práticas na gestão hídrica, buscando o uso sustentável do recurso”, destaca Fernando Rezende, diretor de Fosfatos.
 
Outra iniciativa desenvolvida pela empresa é o Comitê de Água, que se reúne periodicamente para promover discussões e definir ações sustentáveis. O comitê realiza campanhas de conscientização e comunicação internas e externas, incentiva os empregados a enviar ideias e participar de palestras onde recebem informações sobre o uso consciente da água na empresa e em suas casas. Na operação de nióbio, por meio deste comitê, foram instalados medidores eletrônicos de vazão que permitem o monitoramento em tempo real do consumo de água nova das unidades de concentração. Através desse comitê, a Anglo American implantou, há três anos, um novo sistema de gestão de água em suas operações de nióbio e fosfatos.
 
Ação nas comunidades
Uma das ações voltadas para a comunidade é o projeto Água e Gestão para Ouvidor, patrocinado pela Anglo American, que tem o objetivo de construir bacias de captação de águas da chuva nas pequenas propriedades rurais do município.
 
O projeto, conduzido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ouvidor, Secretaria Municipal de Agricultura e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás – Emater, permite maior absorção para recarga do lençol freático, evitando o assoreamento dos córregos e nascentes e a sua contaminação por detritos levados pelas enxurradas e, por consequência, melhoria da qualidade da água e do solo da região. Cerca de 30 produtores rurais que possuem propriedades nas proximidades do Córrego da Lagoa, principal afluente do município, serão contemplados pelo projeto.
 
“Cuidar da água é responsabilidade de todos e uma chance de fazer a diferença, por isso, investimos nesse projeto e em muitas outras ações. O Brasil vive um momento de crise hídrica e, com essa iniciativa, estamos pensando a longo prazo para que a população do município não sofra com a escassez da água”, explicou a gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional do negócio Nióbio da Anglo American, Valmira Oliveira.
 
O projeto, que já está sendo implantado na região, irá construir cerca de 800 bacias de captação de águas pluviais, que beneficiará aproximadamente 600 moradores de pequenas propriedades rurais, bem como  toda a comunidade do município de Ouvidor.
 

Anglo American criou o Comitê de Água, que se reúne periodicamente e define ações sustentáveis
 


Publicidade
  • newsletter MM
  • Boart Long Year
  • JLG
  • Voestalpine
  • JLG
  • Banner Esco
  • Mineiração
  • Tecnologia do Concreto
  • MSA
  • IM Mining
  • martin
  • VIII Workshop
  • Sandivk
  • Tega
  • banner da Osisoft
  • contato internacional
  • JLG
A republicação e divulgação de conteúdos públicos são permitidas, desde que citados fonte, título e autor. No caso dos conteúdos restritos, não é permitida a utilização sem autorização do responsável. É totalmente livre a citação da URL do Portal (http//www.revistaminerios.com.br) em sítios e páginas de terceiros.
© 2017 - Revista Minerios - Todos os direitos reservados.
L2 Comunicação e Tecnologia